Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24447
Título: Protocolo assistencial para os distúrbios da deglutição em Unidade de Saúde de Alta Densidade Tecnológica do Distrito Federal
Autor(es): Borges, Mariana de Sousa Dutra
Orientador(es): Celeste, Letícia Correa
Assunto: Fonoaudiologia - Distrito Federal (Brasil) - prática
Indicadores de saúde
Deglutição
Assistência à saúde
Data de publicação: 11-Set-2017
Data de defesa: 12-Jul-2017
Citação: BORGES, Mariana de Sousa Dutra. Protocolo assistencial para os distúrbios da deglutição em Unidade de Saúde de Alta Densidade Tecnológica do Distrito Federal. 2017. ix, 62 f. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Propor e mensurar a eficácia e a qualidade do Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição em uma Unidade de Saúde de Alta Densidade Tecnológica do Distrito Federal através de indicadores de estrutura, processo e resultado. Métodos: A pesquisa foi realizada em três etapas, sendo que cada etapa resultou em um artigo científico. O primeiro artigo consistiu na revisão sistemática da literatura para elencar práticas baseadas em evidências quanto aos protocolos assistenciais para os distúrbios da deglutição em unidades de alta densidade tecnológica. O segundo artigo caracterizou e pormenorizou os procedimentos propedêuticos e terapêuticos selecionados na literatura e propôs um Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição em uma Unidade de Saúde de Alta Densidade Tecnológica. O terceiro artigo versa sobre a eficácia e a mensuração da qualidade do Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição em uma Unidade de Saúde de Alta Densidade Tecnológica através de indicadores. Resultados: A revisão sistemática da literatura teve como produto 20 artigos. A hipótese inicial de encontrar estudos que descrevam de forma completa e satisfatória as etapas de um Protocolo Assistencial para os Distúrbios da deglutição não foi confirmada. Observa-se a descrição do gerenciamento de apenas uma ou duas das etapas: triagem, avaliação ou reabilitação. Outra restrição a ser destacada é a inclusão de apenas a descrição do processo de assistência da disfagia ligada a uma ou duas patologias de base, e não do fluxo do serviço como um todo. O segundo artigo descreve o processo de implantação de Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição considerando as particularidades da unidade em estudo. O Protocolo Assistencial é o resultado do processo de construção coletiva com a equipe multidisciplinar, um método sistematizado pré-definido e propõe-se a favorecer a detecção precoce do distúrbio, a tomada de decisões terapêuticas uniformes, a utilização de métodos propedêuticos e terapêuticos de baixo custo, e auxiliar gestores no processo de avaliar a qualidade do serviço ofertado através da mensuração de indicadores. O terceiro artigo demonstrou que o Protocolo Assistencial é eficaz e apresenta indicadores de resultado satisfatórios com a aplicação do Protocolo Assistencial. Conclusão: O estudo propôs e mensurou por meio de indicadores a eficácia e qualidade do Protocolo Assistencial para os Distúrbios da Deglutição em uma Unidade de Alta Densidade Tecnológica. O Protocolo Assistencial contribui no desenvolvimento de novos serviços de assistência aos Distúrbios da Deglutição e no monitoramento da qualidade do serviço ofertado.
Abstract: To propose and measure an efficacy and quality of the Protocol for Deglutition Disorders in a Health Unit of High Density of the Federal District through indicators of structure, process and outcome Methods: A research carried out in three stages, each step resulting in a scientific article. The first article consisted in the systematic review of the literature to list evidence-based practices for care protocols for swallowing disorders in high density units. The second article characterized and detailed the pediatric and therapeutic procedures selected in the literature and administration of an Assistant Protocol for Deglutition Disorders in a High Density Health Unit. The third article deals with the efficacy and the quality measurement of the protocol of care for the Deglutition Disorders in a Health Unit of High Density Technology through indicators. Results: The systematic review of the literature had as a product the 20 articles. The initial hypothesis of finding studies that fully and satisfactorily describe the stages of an Assisting Protocol for Swallowing Disorders was nil. After reviewing the literature, the description of the management of only one or two of the steps: screening, evaluation or rehabilitation is observed. Another restriction to be highlighted is the inclusion of only the description of the dysphagia care process linked to one or two underlying pathologies, not the flow of the service as a whole. The second article describes the process of implantation of the Assistent Protocol for Deglutition Disorders. The Welfare Protocol presents a pre-defined systematic method, it is proposed to favor the early detection of the disorder, the making of uniform therapeutic decisions, the use of low-cost therapeutic and propaedeutic methods, and to assist managers in the process of assessing the quality of Offered through the measurement of indicators. The third article demonstrated that the Assistance Protocol is effective and presents satisfactory results indicators with the application of the Assistance Protocol. Conclusion: The study proposed and measured by means of indicators the efficacy and quality of the Treatment Protocol for Deglutition Disorders in a High Density Technological Unit. The Assistance Protocol contributes to the development of new services to assist the Deglutition Disorders and to monitor the quality of the service offered.
Descrição: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Tecnologias e Saúde, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:PGCTS - Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MarianadeSousaDutraBorges.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.