Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24446
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_JaymeWesleydeLima.pdf79,89 MBAdobe PDFView/Open
Title: Tem que tombar? : patrimônio moderno e forma alternativa de conservação
Authors: Lima, Jayme Wesley de
Orientador(es):: Peixoto, Elane Ribeiro
Assunto:: Patrimônio histórico - Brasília (DF)
Brasília (DF) - arquitetura moderna
Educação patrimonial
Arquitetura - conservação e restauração
Issue Date: 11-Sep-2017
Citation: LIMA, Jayme Wesley de. Tem que tombar?: patrimônio moderno e forma alternativa de conservação. 2017. [441] f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: As dificuldades de reconhecer e conservar exemplares significativos da arquitetura moderna de Brasília é o tema central desenvolvido no trabalho. O estudo discute o significado do patrimônio a partir de sua constituição histórica como campo social, abrangendo seus temas e implicações na atualidade. Analisa os instrumentos de preservação e o modus operandi do campo, especialmente os relativos a exemplares da arquitetura moderna e estuda três exemplares arquitetônicos não protegidos pela legislação do tombamento da capital federal. Nesses exemplares são identificados seus atributos e valores associados à memória e à história de seus intervenientes, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e nos próprios edifícios. Com base nas análises e nos valores patrimoniais identificados, propõe uma forma alternativa de aproximação e conservação do patrimônio denominada de Inventário de sensibilização e reconhecimento – INSERE, cujo propósito é consoante com as práticas da educação patrimonial. A pesquisa conclui que um bem patrimonial só adquire legitimidade social e conservação sustentável com a participação dos múltiplos sujeitos que fazem parte de seu universo.
Abstract: The challenges of recognizing and preserving meaningful works of modern architecture in Brasília is the central theme of this investigation. This research begins discussing the meaning of cultural heritage through its historical development as a social field, covering its current issues and implications. It follows with an analysis of the existing instruments of preservation and the modus operandi of the field with special regard to modern architecture, and examines three buildings that are not currently listed in the federal capital’s cultural heritage register. The research then describes the traits and values embodied by these three buildings in relation to the memory and history of its actors, identified through research in the literature, documents and in the study of the buildings themselves. Based on these analyses and on the values recognized in these buildings, an alternative approach to identifying and conserving heritage sites is proposed, named Inventário de sensibilização e reconhecimento– INSERE (Register for appreciation and acknowledgement), whose main purpose is congruous with heritage education. The research concludes that cultural heritage assets can only be considered socially legitimate and be sustainably conserved through the involvement of the multiple stakeholders that make up its universe.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/24446/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.