Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24391
Título: Novas tecnologias, a busca e o uso de informação por jovens do ensino médio privado para a formação escolar
Autor(es): Nascimento, Anderson Messias Roriso do
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Ensino médio
Tecnologia da informação e da comunicação
Comportamento informacional
Letramento informacional
Data de publicação: 5-Set-2017
Data de defesa: 30-Mar-2017
Citação: NASCIMENTO, Anderson Messias Roriso do. Novas tecnologias, a busca e o uso de informação por jovens do ensino médio privado para a formação escolar. 2017. 275 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa de doutorado investigou como os jovens do ensino médio buscam e usam a informação por meio das novas tecnologias para a formação escolar. A pesquisa é de natureza qualitativa, com a realização de grupos de discussões em três escolas privadas do ensino médio, sendo uma de formação profissional e tecnológica do Distrito Federal. O método documentário fundamentou a análise dos grupos de discussão. Os resultados mostram que os estudantes percebem o ensino médio como “treinamento” para o vestibular. As escolas não desenvolvem estratégias para o ensino de busca e uso da informação. Os estudantes usam o google, por considerarem a forma mais rápida de acessar a informação. Estudam de forma tradicional, com resumos e leituras, mas agregam alguns recursos da internet como videoaulas. Preferem usar material impresso para reduzir o risco de desatenção. Não usam a biblioteca escolar e relatam distanciamento entre a biblioteca escolar e a prática docente. Por fim, a pesquisa apresenta diretrizes para melhorar a busca e o uso da informação no espaço escolar.
Abstract: This doctoral research investigated how the high school students search and use the information through the new technologies for their school educations. The research is of a qualitative nature, conducting discussion groups in three private high schools, being one of them a professional and technological education institution of the Federal District. The documentary method gave support to the analysis of the discussion groups. Results show that students perceive high school as “training” for the university entrance examination. Schools do not develop strategies for teaching how to search and use information. Students use Google because they consider it the fastest way to get access to information. They study, in a traditional way, through readings and summaries, but include some internet resources such as video classes. They prefer to use printed material to cut the risk of inattention. Do not use the school library and point to a distancing between the school library and the teaching practice. Finally, the research presents guidelines to improve the search and use of information in the school environment.
Descrição: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndersonMessiasRorisodoNascimento.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.