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Título: Química e saneamento ambiental : uma proposta contextualizada para o Ensino Médio
Autor(es): Vieira, Maria Cecília dos Santos
Orientador(es): Garcia, Lenise Aparecida Martins
Assunto: Química - estudo e ensino
Meio ambiente
Saneamento ambiental
Questão ambiental
Data de publicação: 29-Ago-2017
Data de defesa: 22-Mai-2017
Citação: VIEIRA, Maria Cecília dos Santos. Química e saneamento ambiental: uma proposta contextualizada para o Ensino Médio. 2017. 173 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A sociedade contemporânea exige que os indivíduos se posicionem criticamente e tomem decisões fundamentadas frente às situações, especialmente sobre o agravamento de questões relacionadas ao ambiente em nível mundial. Como são do interesse da sociedade pois as mudanças ambientais podem trazer consequências à qualidade de vida, fica explícito o papel da educação em prol da compreensão dessa problemática. Diante disso, sobressai a relevância de propostas de ensino que visam a formação de cidadãos conscientes, críticos, reflexivos e participativos da problemática socioambiental em que vivem. O propósito dessa pesquisa consistiu na elaboração e análise da oferta de uma disciplina eletiva que explora uma problemática relativa ao contexto dos estudantes por meio do tema saneamento ambiental e da abordagem de conteúdos disciplinares, especialmente relacionados à Química e suas aplicações na tecnologia e implicações socioambientais. A pesquisa também envolveu a investigação de como a disciplina pode contribuir para a reflexão e/ou tomada de decisão acerca de questões ambientais. Os pressupostos teóricos da pesquisa são considerados necessários à sociedade contemporânea sendo voltados para a educação científica na perspectiva das relações ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) articulada à educação ambiental, que possuem como premissas a formação cidadã e a contextualização por meio de temas sociais. A pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo e os resultados foram construídos de forma articulada às aulas da disciplina sendo que os momentos de discussão foram gravados e guiados por roteiros no contexto adaptado de grupo focal. Foram utilizados também questionários semiestruturados e registros de aula. Os resultados foram discutidos à luz de quatro temas determinados por meio da análise de conteúdo de Bardin, sendo eles: disciplina eletiva “Questões Ambientais em Foco”, reflexão e tomada de decisão, ensino de química e tema saneamento ambiental e interfaces da proposta. A disciplina envolveu 18 aulas distribuídas em um semestre de modo que o estudo da problemática relativa ao contexto dos estudantes e à abordagem conceitual serviram como catalisadores para desenvolver a reflexão e/ou tomada de decisão. O estudo envolveu 10 aulas e foi constituído por quatro etapas, sendo elas: (re)conhecimento, diagnóstico, elaboração de propostas e intervenções visando a melhoria dos problemas. As 8 aulas restantes envolveram à abordagem de conceitos químicos e de outras disciplinas por meio do tema saneamento ambiental. Para evitar um tratamento desligado à abordagem conceitual foi totalmente conectada ao estudo da problemática, que possui relações com o saneamento. As intervenções realizadas pelos estudantes em prol da melhoria da problemática apresentaram contribuições significativas para a investigação, pois para executá-las foram necessários momentos de planejamento, divisão de grupos e principalmente reflexão e tomada de decisão. A análise da oferta da disciplina permitiu reconhecer a produtividade da proposta por ter sido capaz de agregar não somente conceitos científicos aos conhecimentos dos estudantes, mas também habilidades e competências como a consciência crítica e comprometida frente às questões ambientais. Tendo em vista que nem todos os colégios trabalham com eletivas, como proposição de ensino a proposta foi adaptada para ser desenvolvida em outras realidades, especialmente na disciplina de química.
Abstract: The contemporary society require individuals to position critically and take fundamental decisions in the face of situations, especially on the aggravation of environmental issues worldwide. As they are in the interest of society because the environmental changes can bring consequences to the quality of life, is explicit the role of education in order to understanding of this problem. In view of this, stands out the relevance of teaching proposals that aim at the formation of conscious, critical, reflective and participative citizens of the socio-environmental problematic in which they live. The purpose of this research was based on the elaboration and analysis of the offer of an elective discipline that explores a problematic related to the context of the students through the theme of environmental sanitation and the approach of disciplinary contents, especially related to Chemistry and its applications in technology and its implications socio-environmental. The research also involved the investigation of how the discipline can contribute to the reflection and / or decision taking about environmental issues. The theoretical presuppositions of the research are considered necessary to the contemporary society, being oriented to the scientific education in the perspective of the Science-Technology-Society-Environment (STSE) relations articulated to the environmental education, that have as premises the citizen formation and the contextualization through themes social. The research is of a qualitative and quantitative nature and the results were constructed in an articulated way to the classes of the discipline being that the moments of discussion were recorded and guided by scripts in the adapted context of focal group. Semi-structured questionnaires and class records were also used. The results were discussed in the light of four themes determined by Bardin's content analysis: elective discipline "Environmental Issues in Focus", reflection and decision taking, chemistry teaching and environmental sanitation theme and proposal interfaces. The discipline involved 18 classes distributed in one semester so that the study of the problems related to students' context, and the conceptual approach served as catalysts for developing reflection and / or decision taking. The study involved 10 classes and was composed of four stages: (re) knowledge, diagnosis, preparation of proposals and interventions aimed at improving the problems. The remaining 8 classes involved approaching chemical concepts and other disciplines through environmental sanitation. To avoid a disconnected treatment to the conceptual approach was totally connected to the study of the problem, which has relations with the sanitation. The interventions made by the students to improve the problem presented significant contributions to the problematic, because to carry them out, it took moments of planning, division of groups and mainly reflection and decision taking. The analysis of the offer of the discipline allowed to recognize the productivity of the proposal because it has been able to add not only scientific concepts to students' knowledge, but also skills and competences such as critical conscience and committed regarding environmental issues. Given that not all schools work with electives, as a teaching proposition the proposal was adapted to be developed in other realities, especially in the discipline of chemistry.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2017.
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