Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24318
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RegistroSanitarioMedicamentoSimilar.pdf384,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O registro sanitário do medicamento similar no Brasil e suas implicações na saúde pública : a responsabilidade do Estado frente à vulnerabilidade da população.
Autor(es): Guimarães, Maria Clara Lodi
Uehara, Emiko
Pereira, Rebeca Mancini
Garrafa, Volnei
Assunto: Medicamentos
Responsabilidade do Estado
Vigilância Sanitária
Saúde pública
Data de publicação: 2003
Editora: Conselho Federal de Farmácia
Referência: GUIMARÃES, Maria Clara Lodi et al. O Registro Sanitário do medicamento similar no Brasil e suas implicações na Saúde Pública: a responsabilidade do Estado frente à vulnerabilidade da população. Infarma, v. 15, n. 7/8, p. 91-96, 2003.Disponível em: <http://revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path%5B%5D=359&path%5B%5D=348>. Acesso em: 14 ago. 2017.
Resumo: O presente trabalho trata de medicamento similar, mais especificamente da inconsistência técnica de sua definição legal e suas conseqüências. O artigo trata de fazer uma leitura do papel do Estado, por meio da Anvisa, em relação à sua responsabilidade ética e dever público, na garantia da segurança e eficácia de medicamentos sob sua égide, à luz da Ética da Responsabilidade, defendida pelo filósofo alemão Hans Jonas (JONAS, 1990). O trabalho consiste, assim, em uma revisão bibliográfica e na explicitação da experiência dos autores com a temática aqui abordada para fundamentar posicionamentos éticos e técnicos. Ela abrangerá tão somente o que for indispensável para a compreensão do problema colocado. Os conceitos levantados na revisão da literatura servem de fundamento para uma análise crítica do papel do Estados, por meio da Anvisa, na questão específica da definição legal do medicamento similar e suas implicações técnicas e éticas numa perspectiva de saúde pública.
Licença: Infarma - Direitos autorais 2014 Infarma - Ciências Farmacêuticas Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Fonte: http://revistas.cff.org.br/?journal=infarma&page=article&op=view&path%5B%5D=359&path%5B%5D=348. Acesso em: 14 ago. 2017.
Aparece nas coleções:DSC - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.