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Título: A presença afrodescendente na Empresa Brasil de Comunicação : um olhar sobre a regularidade da temática negra na programação da TV Brasil
Autor(es): Silva, Natália Oliveira Teles da
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Televisão pública
TV Brasil
Negros
Racismo
Televisão - programas - avaliação - Brasil
Diversidade
Data de publicação: 25-Ago-2017
Data de defesa: 4-Mar-2017
Citação: SILVA, Natália Oliveira Teles da. A presença afrodescendente na Empresa Brasil de Comunicação: um olhar sobre a regularidade da temática negra na programação da TV Brasil. 2017. xi, 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho propõe-se a realizar um estudo sobre a regularidade da temática negra na programação da TV pública. Por regularidade, aqui se entende a recorrência do tema em vários gêneros e formatos televisivivos e em vários meses do ano na TV Brasil – principal emissora da Empresa Brasil de Comunicação. Metodologicamente, o estudo está ancorado no referencial conhecido como Hermenêutica de Profundidade (HP), concebido por John Thompson, que possibilita a contextualização histórica e social do objeto aliada a análises quantitativas e qualitativas. Do ponto de vista teórico, tem-se o tratamento da complexidade do processo de formação discursiva proposto por Michael Foucault, para averiguar se há regularidade na dispersão da temática negra na programação da emissora. Os principais resultados são a constatação do aumento da frequência do tema na programação da emissora no período, mas a ausência de regularidade pela concentração do conteúdo, sobretudo no mês de novembro e nos gêneros informativo/educativo. Ao reinterpretarmos os dados, percebemos que a TV Brasil cumpre em parte o seu papel complementar às emissoras comerciais, ao se contrapor ao mito da democracia racial; no entanto, a temática negra ainda é vista como exceção, como pertencente a uma minoria e não chega a se constituir como um discurso inerente a essa emissora pública.
Abstract: The present work proposes to carry out a study on the regularity of the black theme in the programming of public TV. For regularity, here is meant the recurrence of the theme in various genres and television formats and several months of the year on TV Brasil - main emitter of Empresa Brasil de Comunicação. Methodologically, the study is anchored in the framework known as Depth Hermeneutics (HP), designed by John Thompson, which allows the historical and social contextualization of the object allied to quantitative and qualitative analyzes. From the theoretical point of view, one treats the complexity of the process of discursive formation proposed by Michael Foucault, in order to ascertain if there is a regularity in the dispersion of the black theme in the programming of the transmitter. The main results are the increase in the frequency of the theme in the programming of the station in the period, but the lack of regularity due to the concentration of the content mainly in the month of November and in the informative / educational genres. When we reinterpret the data, we realize that TV Brasil partially fulfills its complementary role to commercial broadcasters, by opposing the myth of racial democracy; However, the black theme is still seen as an exception, as belonging to a minority and does not constitute itself as an inherent discourse to this public broadcaster.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2017.
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