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2017_AndrezzaRomêniaLimadeAbreu.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.advisorRibeiro, Alice Melo-
dc.contributor.authorAbreu, Andrezza Romenia Lima de-
dc.date.accessioned2017-08-22T19:23:01Z-
dc.date.available2017-08-22T19:23:01Z-
dc.date.issued2017-08-22-
dc.date.submitted2017-03-03-
dc.identifier.citationABREU, Andrezza Romenia Lima de. Educação sexual e a formação de professores: uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em ciências naturais (FUP). 2017. 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24231-
dc.descriptionABREU, Andrezza Romenia Lima de. Educação sexual e a formação de professores: uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP). 2017. 64 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.description.abstractTemáticas ligadas à sexualidade fazem parte do cotidiano dos estudantes, seja na música, na mídia, em livros ou em conversas com os colegas. Omitir e/ou ignorar questões ligadas à sexualidade não são atitudes adequadas a serem tomadas quando se tem a missão de formar cidadãos críticos e comprometidos com suas escolhas. A Educação Sexual vem sendo reconhecida, pela maioria dos professores, como necessária e importante no processo formativo dos alunos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) propõem que os temas sobre sexualidade sejam apresentados por meio da transversalidade dos conteúdos na escola. Portanto, o objetivo da pesquisa é a elaboração de uma proposta de formação inicial para os licenciandos em Ciências Naturais, por meio de uma disciplina sobre a Educação Sexual como proposição, fundamentada na prática reflexiva. Os dados obtidos em sala de aula foram analisados de forma qualitativa. Os resultados indicaram que é de suma importância a Educação Sexual na formação inicial dos licenciandos para melhor desempenho dos futuros professores em sala de aula. Podemos perceber que mesmo com muitos preconceitos e tabus relacionados à sexualidade, é possível trabalhar a Educação Sexual em sala de aula por meio de atividades que são viáveis e podem favorecer o ensino da temática como os recursos didáticos, a sensibilização dos alunos e a prática reflexiva.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação sexual e a formação de professores : uma proposta para a formação inicial dos licenciandos em Ciências Naturais (FUP)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSexualidadept_BR
dc.subject.keywordEducação sexualpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formação - ensinopt_BR
dc.subject.keywordCiências naturais - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoFreitas, Maria de Lourdes Lazzari de-
dc.description.abstract1Themes related to sexuality are part of students' daily lives, whatever in music, media, books or in conversations with colleagues. Omitting or ignoring sexual issues are not appropriate attitudes in order to train citizens who are critical and committed to your choices. Whence, Sexual Education has been recognized by most teachers as necessary and important in the formative process of students. The National Curriculum Parameters (NCP) for Basic Education in Brazil propose that topics on sexuality be presented as transversal contents in the school. Therefore, the research proposal focuses on initial training over sexuality for Natural Science graduates, discussed during the Sexual Education discipline, and based on reflective practice. The data analyzed in a qualitative way confirm how important the discipline for the performance of the future teachers is. Despite of many prejudices and sexual taboos it is possible to work Sexual Education in the classrooms by means of feasible activities that can favor the teaching of the subject, such as didactic resources, student awareness and reflective practice.pt_BR
Appears in Collections:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

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