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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24225
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Title: Critérios de avaliação da assimetria de informação na regulação de transportes terrestres no Brasil
Authors: Moraes, Áurea Fernanda de Brito Loiola Aguiar
Orientador(es):: Silva, Paulo César Marques da
Assunto:: Transporte - Brasil
Regulação
Assimetria informacional
Issue Date: 22-Aug-2017
Citation: MORAES, Áurea Fernanda de Brito Loiola Aguiar. Critérios de avaliação da assimetria de informação na regulação de transportes terrestres no Brasil. 2017. xii, 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: A assimetria de informação é um fenômeno que decorre das diferenças informacionais entre as partes envolvidas em um acordo, o que pode levar uma delas a obter vantagens sobre a outra. Para impedir que isto ocorra, é interessante coibir a ocorrência deste fenômeno. A regulação é uma atividade que lida com o conflito de interesses entre as partes, o regulador e o regulado e, portanto, o fenômeno da assimetria informacional se faz presente nessa relação, porém sua ocorrência não é de fácil identificação, o que pode prejudicar os objetivos regulatórios devido à ausência de informação ou à obtenção de informações incompletas ou equivocadas para a tomada de decisão. Por isso, o objetivo deste trabalho é propor critérios que permitam avaliar o nível de assimetria das informações de transportes terrestres no Brasil. Para tanto, a metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, de modo a propiciar um melhor entendimento dos assuntos correlatos ao tema, aliado à pesquisa documental e normativa para colher informações acerca da realidade da regulação e assimetria no setor de transportes terrestres. Este trabalho está organizado em cinco capítulos. O primeiro, de introdução, traz uma contextualização do tema, apresenta o problema de pesquisa, os objetivos, a justificativa e a metodologia. No segundo capítulo, é apresentado um referencial teórico sobre os conceitos relacionados ao tema, para oferecer uma base teórica à dissertação. No terceiro capítulo, é apresentado o setor de transportes terrestres e como ocorre a regulação, a assimetria de informação e o uso das informações nesse contexto. No quarto capítulo, é apresentada a proposta de critérios para a avaliação da assimetria de informação no setor de transportes terrestres. O quinto capítulo, traz como conclusão que a elaboração dos critérios para avaliar o nível de assimetria da informação pode trazer maior transparência acerca da qualidade das informações de transportes terrestres, o que contribui não só para sua melhoria como também para o aumento da confiabilidade das informações a serem utilizadas para tomada de decisões no cumprimento dos objetivos regulatórios.
Abstract: Information asymmetry is a phenomenon that stems from the informational differences between the parties involved in an agreement, which can lead one to gain advantages over the other. To prevent this from occurring, it is interesting to curb the occurrence of this phenomenon. Regulation is an activity that deals with the conflict of interests between the parties, the regulator and the regulated, and therefore, the phenomenon of informational asymmetry is present in this relation, but its occurrence is not easily identifiable which can harm the regulatory objectives due to lack of information or incomplete or misleading information for decision making. Therefore, the objective of this work is to propose criteria that allow to evaluate the level of asymmetry of the information of land transportation in Brazil. For this, the methodology used was the bibliographical revision in order to provide a better understanding of the issues related to the theme, combined with documentary and normative research to gather information about the reality of regulation and asymmetry in the land transportation sector. This work is organized in five chapters. The first, of introduction, brings a contextualization of the theme, presents the research problem, the objectives, the justification and the methodology. In the second chapter is presented a theoretical reference on the concepts related to the subject, to offer a theoretical basis to the dissertation. In the third chapter, we present the land transport sector and how regulation and the asymmetry of information occurs and the use of information in this context. In the fourth chapter, the proposal of criteria for the evaluation of information asymmetry in the land transport sector is presented. The fifth chapter concludes that the elaboration of the criteria for assessing the level of asymmetry of information can bring greater transparency about the quality of the information of land transportation, which contributes not only to its improvement but also to increase the reliability of the information to be used for decision-making in the accomplishment of regulatory objectives.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ENC - Mestrado em Transportes Urbanos (Dissertações)

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