Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24173
Título: Arquitetura multimodal da representação da Geoinformação : uma proposta
Autor(es): Sampaio, Cárita da Silva
Orientador(es): Duque, Cláudio Gottschalg
Assunto: Arquitetura da informação
Geoinformação
Multimodalidade
Semiótica social
Data de publicação: 18-Ago-2017
Data de defesa: 31-Out-2016
Citação: SAMPAIO, Cárita da Silva. Arquitetura multimodal da representação da Geoinformação: uma proposta. 2016. 198 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A Geoinformação, informação dotada de localização geográfica na era da sociedade em rede, difunde-se cada vez mais em função da necessidade por conexões em contextos, sejam eles culturais, sociais, econômicos ou físicos e da representação dos mesmos. No caso da Geoinformação, a representação dos fenômenos geográficos ou geoespaciais ocorre por meio de documentos cartográficos. Hoje, no Brasil, por força do Decreto Federal 6.666/2008 que criou a Infraestrutura de Dados Espaciais, parte da cartografia conhecida como mapeamento de referência e mapeamento sistemático é estruturada em modelos de dados geoespaciais criados para ambientes computacionais por meio das especificações técnicas de estruturação de dados geoespaciais vetoriais. No entanto, especificações técnicas para a representação deste tipo de Geoinformação ainda não foram estabelecidas. Com a proposta de consolidar um modelo conceitual de pesquisa no âmbito da Ciência da Informação que permita a integração da Ciência da Informação Geográfica, com a modelagem de dados geoespaciais e com a Linguística, por meio da Multimodalidade e da Semiótica Social, este trabalho teve o objetivo de propor uma arquitetura multimodal de representação da Geoinformação para a definição de simbologias de dados geoespaciais modelados para ambientes computacionais da EDGV DefesaFT do Brasil com base na Taxonomia de signos de Peirce e na Multimodalidade. Como parte do trabalho, foi realizado um experimento multimodal com especialistas de Geoinformação que atuam em instituições públicas federais que produziu subsídios para a construção da arquitetura multimodal de representação da Geoinformação modelada para ambientes computacionais.
Abstract: Geoinformation, geographically based information in the age of networked society, is increasingly diffused by the need for connections in contexts, be they cultural, social, economic or physical, and their representation. In the case of Geoinformation, the representation of geographic or geospatial phenomena occurs through cartographic documents. Today, in Brazil, by virtue of Federal Decree 6.666 / 2008 that created the Spatial Data Infrastructure, part of the cartography known as reference mapping and systematic mapping is structured in geospatial data models created for computational environments through the technical specifications of structuring of geospatial vector data. However, technical specifications for the representation of this type of geoinformation have not yet been established. With the proposal of consolidating a conceptual model of research in the field of Information Science that allows the integration of Geographic Information Science, geospatial data modeling and Linguistics, through Multimodality and Social Semiotics, this work had the Objective of proposing a multimodal architecture of geoinformation representation for the definition of geospatial data symbologies modeled for EDGV DefesaFT computational environments of Brazil based on Peirce 's Taxonomy of signs and Multimodality. As part of the work, a multimodal experiment was carried out with geoinformation specialists who work in federal public institutions that produced subsidies for the construction of the multimodal architecture of Geoinformation representation modeled for computational environments.
Descrição: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CáritadaSilvaSampaio.pdf13,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.