Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24152
Título: Novas perspectivas para o turismo no Parque Nacional Serra da Capivara/PI : as imagens rupestres do homem americano vivenciadas em uma expedição de dança
Autor(es): Silva, Adriana Monteiro da
Orientador(es): Dias, Karina e Silva
Assunto: Turismo
Dança
Parques nacionais - Brasil
Turismo - Piauí
Turismo cultural
Data de publicação: 17-Ago-2017
Data de defesa: 8-Mar-2017
Citação: SILVA, Adriana Monteiro da. Novas perspectivas para o turismo no Parque Nacional Serra da Capivara/PI: as imagens rupestres do homem americano vivenciadas em uma expedição de dança. 2017. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente dissertação visa refletir sobre a possibilidade de se pensar o fenômeno turístico, tendo como referência, a Expedição de Dança que ocorreu no Parque Nacional Serra da Capivara localizado no município de São Raimundo Nonato/PI. Tem o objetivo de analisar as possibilidades de re-ligação entre contemporaneidade e a ancestralidade pela experiência turística no Parque Nacional, possibilitando assim, a criação de uma proposta de um percurso poético. Para tanto, o método utilizado na investigação foi a Fenomenologia, adotou-se uma abordagem qualitativa, de nível de profundidade descritivo-interpretativo. Utilizando como técnica de pesquisa os relatos dos participantes da expedição de Dança, observação participante e imagens fotográficas. A pesquisa transita por três capítulos: Experiência compartilhada, Experiência artística/turística, Experiência em movimento: caminhando pelos sítios. Em vista disso, temos a coreografia do pensamento, fazendo as considerações não tão finais desta pesquisa. As análises indicaram que é possível a criação de um percurso poético enxergando a re-ligação enquanto processo de experiência, a partir da caminhada, que possibilitou um novo encontro com as imagens rupestres.
Abstract: The present dissertation aims to reflect on the possibility of thinking about the phenomenon of tourism, having as reference the Dance Expedition that occurred at National Park Serra da Capivara located in the municipality of São Raimundo Nonato / PI. It has the objective of analyzing the possibilities of re-connection between contemporaneity and ancestry by the tourist experience in the National Park, thus enabling the creation of a proposal for a poetic journey. For that, the method used in the research was the Phenomenology, a qualitative approach was adopted, with a descriptive-interpretive depth level. Using as research technique the reports of participants of the dance expedition, participant observation and photographic images. The research goes through three chapters: Shared experience, Artistic / tourist experience, Experience in movement: walking through the sites. In view of this, we have the choreography of thought, making the not-so-final considerations of this research. The analysis indicated that it is possible to create a poetic journey by seeing the re-connection as a process of experience, from the walk that made possible a new encounter with the rupestrian images.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:CET - Mestrado Profissional em Turismo (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AdrianaMonteirodaSilva.pdf8,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.