Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24151
Título: Relação clima-turismo : um contributo para o planejamento de destinos turísticos
Autor(es): Fernandes, Alisson Silva
Orientador(es): Pena, Luiz Carlos Spiller
Assunto: Turismo
Clima
Planejamento turístico
Turismo - aspectos ambientais
Data de publicação: 17-Ago-2017
Data de defesa: 8-Mar-2017
Citação: FERNANDES, Alisson Silva. Relação clima-turismo: um contributo para o planejamento de destinos turísticos. 2017. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem o propósito de demonstrar a relevância dos aspectos climáticos para o planejamento de destinos turísticos. Destaca as relações do clima com o território, tendo a meteorologia e a climatologia e suas produções técnicas, científicas e informacionais como mediações para planejamento turístico. Traz à tona as perspectivas do turismo, a partir da inexistência de referenciais climáticos no planejamento de destinos turísticos, a propor, por meio da análise climática aplicável, uma matriz de índice turístico-climático como contributo ao planejamento do turismo. Diante dessa complexidade, este estudo foi desenvolvido utilizando uma abordagem do tipo pesquisa quanti-qualitativa, de caráter exploratória e descritiva, com um procedimento eletrônico de captura de dados climáticos históricos, com uso das etapas do método hipotético-dedutivo que explica o processo de construção e aplicação desse modelo. Como resultado é elaborado um estudo de caso climático da cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, visando ao contributo para o planejamento turístico-climático.
Abstract: This research has the purpose of demonstrating the relevance of the climatic aspects to the planning of tourist destinations. It emphasizes the relations of the climate with the territory, having the meteorology and the climatology and its technical, scientific and informational productions as mediations for tourism planning. It brings to light the perspectives of tourism, based on the inexistence of climatic references in the planning of tourist destinations, to propose, through the applicable climatic characterization, a matrix of tourism and climatic index as a contribution to tourism planning. Given this complexity, this study was developed using a quantitative and qualitative research type approach, with an exploratory and descriptive character, with an electronic procedure for capturing historical climatic data, using the hypothetical-deductive method steps that explain the construction process and application of this model. As a result, a climactic case study of the city of São Joaquim, in the Serra Catarinense, was developed, aiming at the contribution to tourism-climate planning.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:CET - Mestrado Profissional em Turismo (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlissonSilvaFernandes.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.