Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24146
Título: A intervenção na economia da música na cidade de São Paulo durante a Primeira República
Título(s) alternativo(s): The intervention in the music economy in the city of São Paulo during the First Republic
Autor(es): Ribeiro, Rafael de Abreu
Orientador(es): Magalhães-Castro, Beatriz
Assunto: Economia
Escola austríaca de economistas
Musicologia
São Paulo (SP)
Primeira república
Data de publicação: 17-Ago-2017
Data de defesa: 28-Nov-2016
Citação: RIBEIRO, Rafael de Abreu. A intervenção na economia da música na cidade de São Paulo durante a Primeira República. 2016. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é mapear as relações do Estado e a economia da música, mais precisamente as relações da Câmara Municipal de São Paulo e suas atribuições com a música local. Foram analisadas as normas publicadas pela Câmara durante a Primeira República que tinham relação direta ou indireta com a atividade musical, seja área meio ou área fim. A Escola Austríaca de Economia forneceu subsídios teóricos para analisar as relações de causa e efeito. Descobriu-se que não havia propriamente uma política pública; as ações eram escassas, distribuídas de forma irregular ao longo do tempo e mostram uma alta concentração em certas áreas: uma grande parte das medidas visava favorecer poucas pessoas e não a área musical como um todo.
Abstract: The purpose of this research is to map the relations of the State and the economy of music, precisely the relations of the São Paulo City Council and its attributions with local music. We analyzed the norms published by the City Council during the First Republic that had direct or indirect relation with the musical activity. The Austrian School of Economics provided theoretical subsidies to analyze cause and effect. It turned out that there were no public policy. The actions were scarce, unevenly distributed over time and shows a high concentration in certain areas: a large part of the measures aimed to favor few people and not the music area as a whole.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RafaeldeAbreuRibeiro.pdf6,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.