Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24131
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_MarianaSilveiraLeonardodeSouza.pdf3,74 MBAdobe PDFView/Open
Title: Espacializando a Historia do Brazil, de Frei Vicente do Salvador : história social e suas múltiplas formas
Authors: Souza, Mariana Silveira Leonardo de
Orientador(es):: Gil, Tiago Luís
Assunto:: História - Brasil
Mapas
Análise do discurso - História
História social
Issue Date: 15-Aug-2017
Citation: SOUZA, Mariana Silveira Leonardo de. Espacializando a Historia do Brazil, de Frei Vicente do Salvador: história social e suas múltiplas formas. 2016. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: Esta dissertação discorrerá sobre a possibilidade da representação visual de aspectos um texto narrativo seiscentista – a obra Historia do Brazil, 1500-1627, escrita por frei Vicente do Salvador a partir de ca. 1626 – traduzindo o texto em mapas para demonstrar uma forma diferente de apresentação das informações textuais. O trabalho contará com uma apresentação da obra do frade e de sua vida, assim como explicação da metodologia que tornou possível essa ideia. Em seguida, é apresentado o diário da pesquisa, como se deu desde o início. Depois, um resumo e análise dos capítulos de cada um dos cinco livros que compõem a obra do frade, seguidas dos mapas produzidos para alguns capítulos selecionados, a partir de seu conteúdo. O objetivo da apresentação dos mapas junto com o resumo e análise dos capítulos da obra do frade é perceber como o texto pode ter sua narrativa "desmontada" e "remontada" na forma de um mapa pelo processo do geoprocesamento, que possibilitará uma percepção diferente da informação que o autor passa na escrita.
Abstract: This work disserts about the possibilities of the visual representation of aspects withdrawn of a seventeenth century narrative – the opus "Historia do Brazil, 1500-1627", written by frei Vicente do Salvador around 1626 – translating the text in maps to demonstrate a different way of presentation of textual informations. This dissertation will also present the friar's work and life and an explanation of the methodology used in this paper, which made this idea possible. Next a research diairy, produced step-by-step since the beginning of this research, is introduced. Then a summary of each chapter of the friar's five books that form his opus, followed by a production of maps for some selected chapters, based on it's contents. The purpose of the maps presented in this dissertation is to understand that a text-rich opus can be "disassembled" and "reassembled" in the form of a visual representation through the method of geoprocessing, which will enable a distinct percepction of the information granted by the author of the book.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-graduação em História, 2016.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:HIS - Mestrado em História (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/24131/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.