Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24127
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_KarinaPanizzadeSousaPinto.pdf2,19 MBAdobe PDFView/Open
Title: A criança e a escrita : a alfabetização como processo subjetivo
Authors: Pinto, Karina Panizza de Sousa
Orientador(es):: Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto:: Alfabetizar - letrando
Crianças - letramento - Distrito Federal (Brasil)
Leitura - crianças
Subjetividade - aprendizagem
Issue Date: 15-Aug-2017
Citation: PINTO, Karina Panizza de Sousa. A criança e a escrita: a alfabetização como processo subjetivo. 2016. 151 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo compreender aspectos da subjetividade de crianças em processo de aprendizagem da leitura e da escrita em uma turma do Bloco Inicial de Alfabetização da rede pública de ensino do Distrito Federal. A pesquisa buscou investigar as práticas de alfabetização, letramento e desenvolvimento humano da turma estudada; caracterizar as relações que se estabelecem no contexto da sala de aula bem como suas implicações para o processo de alfabetização das crianças da turma. Buscou-se compreender como as crianças integram contextos não escolares ao processo de alfabetização e como as construções criativas das crianças emergem no processo de aprendizagem da escrita e da leitura. Na busca de um suporte teórico que sustentasse nossa concepção sobre a alfabetização em uma perspectiva da subjetividade utilizamos a concepção histórico cultural do desenvolvimento de Vigotski e as categorias propostas na Teoria da Subjetividade de González Rey (2005). Metodologicamente partimos dos princípios da Epistemologia Qualitativa, em relação à forma de construção de conhecimento singular, dialógica e construtivo-interpretativa. Foram colaboradores da pesquisa uma professora do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública do Distrito Federal com sua respectiva turma durante o ano de 2016. Aprofundamos o estudo em dois casos mais significativos para a compreensão do nosso objeto de estudo. A partir da análise dos dados e da construção da informação pontuamos que nessa etapa a aprendizagem da língua escrita se confunde com o processo de aprendizagem mais amplo e, por isso, a construção de sentidos subjetivos positivos relacionados à alfabetização tem estreita relação tanto com as possibilidades de aprendizagem quanto com o desenvolvimento da expressão oral e escrita das crianças. Ressaltamos que a construção de sentidos subjetivos não acontece de maneira direta a partir dos acontecimentos vividos pelas crianças, mas se articulam a momentos e contextos vividos durante a aprendizagem. Atribuímos ao contexto pedagógico interativo da sala de aula, criado pelo encontro da professora com seus alunos, uma parcela significativa do potencial de desenvolvimento criativo das crianças. E concluímos que a aprendizagem da leitura e da escrita não pode ser dicotomizada em um processo operacional desconsiderando a subjetividade do aprendiz, mas que a alfabetização deve ser pensada a partir das construções do sujeito compreendidas a partir de uma perspectiva integradora em que mesmos processos operacionais da aprendizagem da leitura e escrita se constituem subjetivamente para os estudantes que assumem papel de sujeitos de seus processos, que englobam também a compreensão da operacionalidade da escrita.
Abstract: This study aimed to understand the subjective aspects that characterize the children learning process of reading and writing in early Literacy Cycle. The research considered the children’s subjective senses aspects about the learning and writing process during the second year of Elementary School. We seek to characterize the teaching and learning process of reading and writing with the operational aspects and the contextual elements of learning. The work takes as its theoretical basis the Subjectivity Theory of Fernando González Rey (2005) and its contributions to the teaching and learning process in schools. Methodologically we started with Qualitative Epistemology in a construction that was unique, dialogical and interpretative constructive. The means used were: observation, semi-structured interviews, sentences completion, writing and other strategies created by the researcher. The participants were a second grade teacher of an elementary school with her respective class, during the second semester of 2016 in a public school in Brasília-Brazil. It can be underlined as some of the results: the construction of positive meanings related to literacy is closely connected with the possibility of oral and written expression of the children; the construction of subjective senses does not happen in a direct way with the events experienced by the children, but it is linked with different contexts and moments lived during the learning process; the classroom pedagogical context created by the teacher had a significant influence at the writing ability of the children; the learning process of reading and writing shouldn’t be dichotomized into an operational process disregarding the child’s subjectivity, but it must be considered from the complexity of the subject’s constructions which include the understanding of the writing operation.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/24127/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.