Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24084
Título: Edifício-sede do DNIT : o monumento de Rodrigo Lefèvre fora do eixo
Autor(es): Oliveira Júnior, Jorge Antônio de
Orientador(es): Rossetti, Eduardo Pierrotti
Assunto: Arquitetura - Brasília (DF)
Projeto arquitetônico
Arquitetura - Brasília (DF)
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
Data de publicação: 11-Ago-2017
Data de defesa: 5-Mai-2017
Citação: OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Antônio de. Edifício-sede do DNIT: o monumento de Rodrigo Lefèvre fora do eixo. 2017. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta dissertação analisa a obra do edifício-sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), projetada por Rodrigo Lefèvre (1938-1984) enquanto funcionário na empresa Hidroservice, em 1972. Para isso, procura-se identificar a dilatação do sentido de modernidade atribuído às novas arquiteturas e como Rodrigo Lefèvre se posiciona frente a essa questão. São analisadas alguns de seus projetos, bem como sua atividade docente e produções acadêmicas que tenham, de alguma forma, citado o edifício em questão, fornecendo respaldo teórico e bibliográfico a fim de construir um repertório para então enfrentar o edifício-sede do DNIT. Por fim, a pesquisa investe sobre o edifício-sede do DNIT, apoiando-se em fontes primárias e levantamento de campo sempre que possível, a fim de compreender sua arquitetura como obra construída, como fenômeno e como símbolo de subversão no campo da arquitetura.
Abstract: This dissertation analyzes the work of the main office building of the National Department of Transport Infrastructure (DNIT), a project of Rodrigo Lefèvre (1938- 1984) as an employee in the company Hidroservice, in 1972. For this purpose, the aim is to identify the expansion of the sense of modernity attributed to the new architectures and how Rodrigo Lefèvre stands facing this question. Some of his projects, as well as his teaching activity and academic productions that have somehow quoted the building in question, provide theoretical and bibliographic support in order to build a repertoire to face the DNIT main office building. Finally, the research invests on the main office building of the DNIT, relying on primary sources and field survey whenever possible, in order to understand its architecture as a constructed work, as a phenomenon and as a symbol of subversion in the field of architecture.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FAU - Mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JorgeAntôniodeOliveiraJúnior.pdf44,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.