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Título: Quem disse que homem não chora? : comunicação e promoção da saúde do homem em estudo comparado Brasil – Quebec (Canadá)
Autor(es): Vasconcelos, Wagner Robson Manso de
Orientador(es): Mendonça, Ana Valéria Machado
Assunto: Saúde do homem
Promoção da saúde
Comunicação em saúde
Canadá
Data de publicação: 11-Ago-2017
Data de defesa: 19-Abr-2017
Citação: VASCONCELOS, Wagner Robson Manso de. Quem disse que homem não chora?: comunicação e promoção da saúde do homem em estudo comparado Brasil – Quebec (Canadá). 2017. 373 f., il. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este é um estudo qualitativo resultante de investigação sobre a correlação de três temas fundamentais para a saúde pública: promoção da saúde, saúde do homem e comunicação em saúde. Partindo-se da premissa de que a saúde do homem é resultante de uma série de questões de ordens socioculturais, considerou-se que a comunicação é elemento central para promover a saúde do referido público. Assim, investigou-se, a partir da literatura, da análise de dados secundários e de entrevistas com agentes estratégicos do Brasil e da província de Quebec, no Canadá, se de fato a comunicação ocupa um lugar de destaque na formulação das estratégias para a saúde do homem. O estudo incorpora elementos metodológicos diversos, como estudos de caso, a Hermenêutica-dialética de Gadamer, entrevistas em profundidade, análise do discurso do sujeito coletivo e revisões de literatura. Todos eles norteados pelos estudos comparados, que conduzem a pesquisa-mãe à qual este trabalho se vincula. Os resultados, dispostos num conjunto de quatro artigos científicos, mostram que os sujeitos entrevistados destacam a comunicação como fundamental para promover a saúde dos homens no Brasil e também em Quebec. Porém, chega-se à conclusão de que a realidade não encontra correspondência entre os discursos e a prática, sendo a comunicação relegada a segundo plano e empreendida sem bases teóricas ou métodos de planejamento em comunicação em saúde.
Abstract: This is a qualitative study resulting from research on the correlation of three key public health topics: health promotion, men’s health, and health communication. Based on the premise that the men’s health is the result of a series of questions of socio-cultural orders, it was considered that the communication is central element to promote the health of the mentioned public. Thus, from the literature, the analysis of secondary data and interviews with strategic agents from Brazil and the province of Quebec, Canada, it has been analyzed if the communication occupies a prominent place in the formulation of strategies for men’s health. The study incorporates several methodological elements, such as case studies, Gadamer's Hermeneutic-Dialectic, in-depth interviews, collective subject discourse analysis, and literature reviews. All of them were guided by the comparative studies that lead to the mother research to which this work is linked. The results, presented in a set of four scientific articles, show that the agents interviewed highlight communication as fundamental to promote men’s health in Brazil and also in Quebec. However, it is concluded that the reality does not match the discourses and the practice, being the communication relegated to the background and undertaken without theoretical bases or methods of planning in health communication.
Descrição: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2017.
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Coorientador(es): Renaud, Lise
Aparece nas coleções:FS - Doutorado em Ciências da Saúde (Teses)

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