Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24062
Título: IMAGINE : análise do ciclo da informação na representação de fotos-conceito
Autor(es): Saraiva, Natália de Lima
Orientador(es): Lopez, André Porto Ancona
Assunto: Aprendizagem
Ciclo da informação
Aprendizagem - estilos
Fluxo da informação científica
Data de publicação: 10-Ago-2017
Data de defesa: 30-Mar-2017
Citação: SARAIVA, Natália de Lima. IMAGINE: análise do ciclo da informação na representação de fotos-conceito. 2017. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo compreender a metodologia Imagine fazendo uso dos conceitos do ciclo da informação no processo de maximização da aprendizagem, a fim de responder o seguinte questionamento: em que medida a metodologia Imagine permite a potencialização dos conceitos do ciclo da informação no processo de maximização da aprendizagem? De modo específico, faz-se importante: analisar como se dá a transformação do conhecimento formal para a fotografia no Imaginando; compreender como o conhecimento visual da fotografia é entendido por um público leigo ao utilizar o Imagine; e, compreender como o universo da pesquisa maximiza o conhecimento ao utilizar a metodologia em questão. A estratégia metodológica teve por suporte a aplicação da metodologia Imagine utilizando os conceitos do ciclo da informação como nível de abrangência de estudo de caso; e ainda, com base em métodos de pesquisa-ação e na formação de um grupo focal como técnica de coleta de dados. Neste ínterim, a pesquisa fez uso da referida metodologia a fim de discutir e potencializar os conceitos do ciclo da informação (gênese, organização, recuperação e comunicação da informação), com base na fotografia como ferramenta essencial para a maximização da aprendizagem, perfazendo um estudo inserido na área da Ciência da Informação que teve por norte contribuir principalmente com os estudos do fluxo e uso da informação. Entre os resultados obtidos têm-se: a aplicação da metodologia Imagine com a produção de fotos-conceito para os conceitos do ciclo da informação; a potencialização de conceitos; e, a maximização da aprendizagem a partir do uso da metodologia Imagine. Concluiu-se que a metodologia Imagine gerou indícios de maximização da aprendizagem, potencializando os conceitos relacionados ao ciclo da informação.
Abstract: The main purpose of this research is to comprehend the Imagine methodology using the concepts of the information cycle in the process of maximizing learning, in an attempt to answer the following question: how does the Imagine methodology allow the enhancement of information cycle concepts in the maximization process of learning? Specifically, it is necessary to analyze how the transformation of formal knowledge to photography occurs in Imagining; Comprehend how the visual knowledge of photography is understood by a lay public when using Imagine; And finally, to comprehend how the research universe maximizes knowledge by using the Imagine methodology. The methodological strategy used was supported by the application of the Imagine methodology using the concepts of the information cycle as a case study comprehensiveness level. It was also based on action research methods and the formation of a focal group as a data collection technique. In this aspect, this research used the Imagine methodology to discuss and enhance the concepts of the information cycle (genesis, organization, retrieval and information communication) using photography as an essential tool to maximize learning. A research inserted in the area of Information Science that aims to contribute mainly to studies of the flow and use of information. Among the results obtained are the application of the Imagine methodology with the production of concept photos for the concepts of the information cycle; the potentialization of concepts; and the maximization of learning from the use of the Imagine methodology. It was concluded that the Imagine methodology generated signs of maximizing learning by enhancing concepts related to the information cycle.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FCI - Mestrado em Ciência da Informação (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_NatáliadeLimaSaraiva.pdf6,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.