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Título: Retornos econômicos à educação superior : cursos, qualidade da instituição, desempenho acadêmico e implicações sobre a escolha de carreiras
Autor(es): Cavalcanti, Anapaula Regina Lobo
Orientador(es): Tannuri-Pianto, Maria Eduarda
Assunto: Universidades e faculdades - ingresso
Educação - aspectos econômicos
Qualidade (Educação)
Desempenho acadêmico
Data de publicação: 10-Ago-2017
Data de defesa: 16-Mai-2017
Citação: CAVALCANTI, Anapaula Regina Lobo. Retornos econômicos à educação superior: cursos, qualidade da instituição, desempenho acadêmico e implicações sobre a escolha de carreiras. 2017. 98 f. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O presente estudo, dividido em duas partes, tem por objetivo: a) separar os impactos de três diferentes fatores relacionados à formação universitária dos alunos sobre os salários dos recémformados, a saber: 1) o curso universitário escolhido; 2) a qualidade da Instituição de Ensino Superior; e, 3) o desempenho escolar do recém-graduado, com base em um modelo hierárquico linear que distingue com maior grau de precisão os efeitos de fatores individuais e fatores institucionais sobre os ganhos financeiros dos recém-graduados. Os resultados obtidos neste aspecto apontam que os três tipos de fatores qualitativos supramencionados influenciam os ganhos iniciais e que os efeitos da qualidade da instituição e desempenho escolar não são uniformes para os graduados entre os diferentes cursos universitários. E ainda, a segunda parte o estudo tem por objetivo: b) analisar como os universitários escolhem suas carreiras, ou seja, questionar sobre os fatores relevantes para a decisão – o retorno esperado, a probabilidade de ser aprovado para um determinado curso e as preferencias, as habilidades, a preparação e as características individuais e familiares dos candidatos que influenciam na sua escolha da carreira. A análise aqui tem por base os modelos multinomiais – adequados para as situações onde a variável de interesse discreta pode assumir diversos resultados possíveis, geralmente mutuamente excludentes, como é o caso na escolha de carreira. Nessa etapa valeu-se o modelo para a primeira parte do estudo, a fim de estimar as remunerações esperadas futuras dos candidatos de modo individual. Os resultados obtidos demostram que o retorno esperado e a probabilidade de aprovação para o ingresso no curso são importantes na decisão de escolha da carreira dos estudantes, além de indicar que as variáveis de habilidade, preferências e preparação, bem como o nível de escolaridade dos pais, o gênero do candidato e se este optou pela seleção via cota racial foram aspectos significativos para a construção da probabilidade de ingresso. Assim, como as cotas raciais na Instituição de Ensino Superior analisada foram relevantes para estimar a probabilidade de passar e esta influenciam os estudantes nas escolhas de carreiras, é possível afirmar que as políticas afirmativas via cotas raciais, de fato, altera as escolhas dos candidatos a uma vaga na instituição em questão.
Abstract: The present study, divided into two parts, has as its objective: a) to separate the impacts of three different factors related to the university formation of students on the salaries of the newly graduated ones, namely: 1) college major; 2) the quality of the Institution of Higher Education; And (3) the recent graduate school performance based on a linear hierarchical model that distinguishes more accurately the effects of individual factors and institutional factors on recent graduates' financial gains. The results obtained in this aspect indicate that the three types of qualitative factors mentioned above influence the initial gains and that the effects of institution quality and school performance are not uniform for the graduates between the different university courses. Moreover, the second part of the study aims to: b) analyze how university students choose their college major, that is, question the factors relevant to the decision – the expected return, the probabilities of being approved for a particular course and the preferences, the skills, preparation, and individual and family characteristics of candidates that influence their career choice. The analysis here is based on multinomial models – suitable for situations where the variable of discrete interest may assume several possible, usually mutually exclusive, outcomes, as is the case in career choice. In this stage, the model for the first part of the study was used, in order to estimate the expected future earnings of the candidates individually. The results show that the expected return and the probability of passing the course are important in deciding the career of the students, besides indicating that the variables of ability, preferences and preparation, as well as the level of schooling of the parents, the gender of the candidate and whether the candidate chose the racial quota selection were significant aspects for the construction of the probability of entry. Thus, as the racial quotas in the Institution of Higher Education analyzed were relevant to estimate the probability of passing and this influences the students in the career choices, it is possible to affirm that the affirmative policies via racial quotas, in fact, alter the choices of the candidates to place in the institution concerned.
Descrição: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Brasília, 2017.
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