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Título: A formação de educadores dos anos iniciais : um estudo comparado entre a Unb e a McGill
Autor(es): Oliveira, Ana Carla Nascimento de
Orientador(es): Devechi, Catia Piccolo Viero
Assunto: Educação comparada
Professores - formação
Pedagogia - licenciatura
Práticas pedagógicas
Data de publicação: 10-Ago-2017
Data de defesa: 19-Abr-2017
Citação: OLIVEIRA, Ana Carla Nascimento de. A formação de educadores dos anos iniciais: um estudo comparado entre a Unb e a McGill. 2017. 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A crescente demanda de discussões a respeito da formação de professores e da identidade do curso de pedagogia, bem como a retomada da educação comparada e internacional, se apresenta como esperança para a qualificação da educação nos diferentes níveis. Acreditando nisso, buscou-se desenvolver um estudo comparado sobre a formação de professores para os anos iniciais, utilizando-se da colaboração de duas faculdades de educação: da Universidade de Brasília no Brasil e da Universidade McGill, na cidade de Montreal no Canadá. O objetivo foi comparar as propostas pedagógicas e curriculares que fundamentam os dois cursos de formação de professores para os anos iniciais das duas faculdades e, por meio dos propósitos habermasianos da teoria da ação comunicativa, refletir sobre a possibilidade de aprendizagem comunicativa entre as duas instituições. Para tanto, analisamos os principais documentos legais que regem a formação nos dois países, estudamos as propostas pedagógicas e curriculares das universidades e realizamos entrevistas narrativas com os principais membros da direção das duas faculdades. Concluímos que existem questões problemáticas nessa formação em ambas as universidades, porém também existem pontos positivos que nos permitiram elaborar algumas hipóteses que podem contribuir com a aprendizagem sobre o assunto como, por exemplo, a importância de delimitar objetivos mais claros já nas diretrizes legais e a necessidade de foco e ampliação da atividade de estágio.
Abstract: The growing demand of discussions about teacher training and the identity of the teacher education course, as well as the renewed comparative and international education presents itself as hope for a better education in different levels. Believing that, we aim to develop a comparative study about the primary initial teacher training, using the collaboration between two teacher education courses, one at the University of Brasília, in Brasília, Brazil and the other at the McGill University, in Montreal, Canadá. Our primary goal was to compare both pedagogical and curricular proposals that justify both courses at both Universities and by means of Habermas proposals of the theory of communicative action, and to think about the possibility of communicative learning between the two institutions. For so, we’ve analyzed the main legal documents that rule the teacher training on both countries, studied the pedagogical and curricular proposals of those Universities and carried out narrative interviews with the main members of the board of those faculties. We concluded that there are problems on teacher training at both Universities, but there are also positive questions that allow us to make some hypotheses that can contribute with our learning process about the subject, such as the importance of chose clearer objectives in the legal guidelines and the necessity of focus and expansion of internship.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
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