Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/24031
Título: Inovação agropecuária : a Embrapa e o Sistema Setorial de Inovação
Autor(es): Romminger, Alfredo Eric
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Agricultura
Embrapa
Inovações agrícolas
Data de publicação: 7-Ago-2017
Data de defesa: 17-Abr-2017
Citação: ROMMINGER, Alfredo Eric. Inovação agropecuária: a Embrapa e o Sistema Setorial de Inovação. 2017. 132 f., il. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O estudo de inovação mostra que existem falhas de mercado dificultando que a quantidade de pesquisa e desenvolvimento atinja seu ótimo social. A agricultura possui características especiais, como uma estrutura de mercado pulverizada, que quando combinada com os problemas existentes para se promover a inovação cria uma situação única em termos de teoria de inovação. Esta tese se propõe a analisar o funcionamento da inovação em agricultura focada no Brasil. Para tanto, utiliza da ferramenta de sistema setoriais de inovação e avalia a evolução da pesquisa agropecuária brasileira, focando-se na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), consolidando os principais indicadores e estatísticas referentes a inovação para o setor agropecuário e discutindo as consequências de tal arranjo para a geração da inovação e o futuro do sistema.
Abstract: The study of innovation shows that there are market failures making it difficult for the amount of research and development to reach its social optimum. Agriculture has special characteristics, such as a pulverized market structure, which when combined with existing problems to promote innovation creates a unique situation in terms of innovation theory. This thesis proposes to analyze the operation of innovation in agriculture focused in Brazil. To do so, it uses the tool of sectorial system of innovation and evaluates the evolution of Brazilian agricultural research, focusing on the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), consolidating the main indicators and statistics regarding innovation for the agricultural sector and discussing as consequences from such an arrangement to the generation of innovation and the future of the system.
Descrição: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:ECO - Doutorado em Economia (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlfredoEricRomminger.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.