Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23952
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThamaraLimaVieiraSantos.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Múltiplos cenários de aprendizagem : a experiência do tutor no curso de especialização em Inovação em Mídias Interativas da Universidade Federal de Goiás
Autor(es): Santos, Thamara Lima Vieira
Orientador(es): Teles, Lúcio França
Assunto: Universidade aberta - Brasil
Universidade Federal de Goiás
Ambiente computacional
Educação tutorial
Mídia digital - educação
Data de publicação: 28-Jul-2017
Referência: SANTOS, Thamara Lima Vieira. Múltiplos cenários de aprendizagem: a experiência do tutor no curso de especialização em Inovação em Mídias Interativas da Universidade Federal de Goiás. 2017. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa constitui-se em um estudo de caso de abordagem qualitativa da primeira turma do curso de especialização em Inovação em Mídias Interativas (In.Mídias) do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Apresenta como objetivo geral analisar a experiência dos tutores com a utilização de múltiplos cenários de aprendizagem, considerando aspectos pedagógicos, gerenciais e interpessoais no contexto do Ambiente de Gestão da Aprendizagem (AGA). Também chamado de Conceito H, essa proposta surge como uma alternativa metodológica na implementação de cursos na modalidade a distância. As estratégias metodológicas empregadas na coleta de dados foram questionários com questões abertas e fechadas direcionados aos tutores que atuaram ao longo do curso e a análise dos editais de seleção de tutores e cursistas, bem como o projeto pedagógico do In.Mídias. Os estudos de Mattar (2012), Silva (2015), Gonzalez (2015), Rocha (2011), entre outros, contribuíram para a construção teórica da dissertação, ampliando a compreensão sobre Conceito H e as funções do tutor, bem como para elaboração da caracterização dos múltiplos cenários de aprendizagem. A análise dos dados coletados foi feita com o auxílio do modelo teórico criado por Garrison, Anderson e Archer (2000). Restou demonstrado que a utilização de múltiplos cenários promoveu uma relação próxima entre tutores e cursistas, contribuiu positivamente com a produção do trabalho colaborativo, bem como demandou do cursista mais autonomia.
Abstract: The research is a study case of a qualitative approach of the first group of the specialization course in Innovation in Interactive Media (In.Mídias) of the Open University of Brazil System at the Federal University of Goiás. The general objective is to analyze the tutors experience with multiple learning scenarios, considering pedagogical, managerial and interpersonal aspects in the context of the Learning Management Environment. This methodology is also called H Concept, which appears as a methodological alternative in the implementation of courses in distance education. The methodological strategies employed in the data collection were questionnaires with open and closed questions addressed to the tutors who acted along the course and the analysis of the selection notices of tutors and students, as well as the pedagogical project of the In.Mídias. The studies of Mattar (2012), Silva (2015), Gonzalez (2015), Rocha (2011), among others, contributed to the theoretical construction of the dissertation, broadening the understanding of Concept H, tutor functions and the multiple learning scenarios. The analysis of the collected data was realized using the theoretical model created by Garrison, Anderson and Archer (2000). Therefore, this research demonstrated that the use of multiple scenarios promoted a close relationship between tutors and students, contributed positively with the production of the collaborative work, as well as demanded of the student more autonomy.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.