Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23910
Título: Sistema informatizado de gestão de tecnologia em estabelecimentos de assistência à saúde
Título(s) alternativo(s): Computer system of technology management in health care institution
Autor(es): Domingues Neto, Antonio
Orientador(es): Silva, José Felício da
Assunto: Tecnologias de gestão
Arquitetura digital
Tecnologia em saúde
Assistência à saúde
Data de publicação: 27-Jul-2017
Data de defesa: 30-Mar-2017
Citação: DOMINGUES NETO, Antonio, Sistema informatizado de gestão de tecnologia em estabelecimentos de assistência à saúde. 2017. xv, 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica)—Universidade de Brasília, 2017.
Resumo: O gerenciamento dos Equipamentos Médico-Hospitalares (EMH) é de vital importância para os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), especialmente para atender as diretrizes da legislação e órgãos reguladores, minimizando os riscos para os pacientes, usuários e meio ambiente. Uma gestão adequada dos EMH reduz os custos, permite melhor controle e planejamento dos EAS. Este trabalho apresenta o estudo e a implementação de um sistema Web para gestão de EMH, visando oferecer recursos para que o maior número de EAS possa adotar a gestão dos EMH. Para validar a proposta desse sistema, foi realizado um estudo de caso em conjunto com um EAS, onde foi possível verificar que a utilização de um sistema específico para EMH melhora o processo de gestão.
Abstract: The management of Medical Equipment (ME) is of vital importance to the Health Care Services (HCS). The management of ME is especially important to comply with the guidelines of the law and regulators, and it reduces the risks to patients, the users and the environment. The management of ME reduces costs, allows for a better control and planning of HCS. This work presents a study and implementation of a web system for ME's management. This system aims to provide resources for the greatest number of HCS can adopt the management of the ME. In order to validate the proposal of this system was conducted a case study in HCS, where it was possible to verify that the use of a specific system for ME improves the management process into HCS.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Gama, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FGA - Mestrado em Engenharia Biomédica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AntonioDominguesNeto.pdf4,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.