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Título: Deveras humano : Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro
Autor(es): Fonseca, Pablo Victor Marquine da
Orientador(es): Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães
Assunto: Música
Música - estética
Piano
Santoro, Claudio, 1919-1989 - crítica e interpretação
Data de publicação: 26-Jul-2017
Data de defesa: 15-Nov-2016
Citação: FONSECA, Pablo Victor Marquine da. Deveras humano: Teoria do Tópos Musical na obra para piano solo de Claudio Santoro. 2016. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa aborda a diversidade estética do discurso musical de Claudio Franco de Sá Santoro em sua obra para piano solo, a qual perpassa a totalidade de todas as influências estético-ideológicas do compositor. A análise de sua obra para piano é compreendida por meio da Teoria dos Topoi de Hatten (1994), Monelle (2002), Plesch (2012) e Narum (2013). Esta metodologia possibilita identificar um thesaurus de loci-commune referenciais e evidenciar como o compositor trabalha a relação significante/significado para gerar efeito de sentido e comunicabilidade. O objetivo é compreender a relação entre a ideologia, idiossincrasias estilísticas em sua obra para piano solo. A possibilidade de compreender as fases composicionais além da análise sistemática, muitas vezes uma análise de superfície, desvela questões deveras imperiosas para a compressão da obra para piano solo de Claudio Santoro, sob o estudo da expressividade e do significado na música.
Abstract: This paperwork addresses the aesthetic diversity of Claudio Franco de Sá Santoro’s musical discourse in his work for solo piano, which permeates the totality of all the aesthetical and ideological influences of the composer. The analysis of his piano solo work is comprehended by Topic Theory studied by Hatten (1994), Monelle (2002), Plesch (2012) and Narum (2013). This methodology makes it possible to identify a thesaurus of referential loci-commune, and it also evidences how composer deals the relationship between significant/signified in order to create meaning effect. The goal is to comprehend the relationship between ideology and idiosyncrasies of style in his work for solo piano. The possibility to understand Santoro’s compositional periods beyond the systematic analysis, which is often a surface analysis, unhides truly compelling issues in order to comprehend the solo piano works of Claudio Santoro in the study of expression and meaning in music.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
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