Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23899
Título: O processo de entabulação para alaúde de peças vocais no século XVI : Vincenzo Galilei e a relação entre entabulação e contraponto vocal
Autor(es): Queiroz, Diogo Giancristoforo
Orientador(es): Antunes, Alexandre Araujo
Assunto: Música - avaliação
Teoria musical
Musicologia
Contraponto vocal
Entabulação
Data de publicação: 26-Jul-2017
Data de defesa: 28-Out-2016
Citação: QUEIROZ, Diogo Giancristoforo. O processo de entabulação para alaúde de peças vocais no século XVI: Vincenzo Galilei e a relação entre entabulação e contraponto vocal. 2016. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A pesquisa concentra-se no processo de entabulação de Vincenzo Galilei e em como o alaudista o relacionava à teoria musical da época. O tratado Fronimo foi escolhido por ser o texto em que Galilei descreve essa relação. O trabalho baseia-se nas principais características do processo de entabulação de Galilei, comparando-o com os processos de alguns outros tratados de entabulação da época. Para compreender como o processo de entabulação se relaciona com as teorias composicionais do século XVI, pesquisou-se dentro dos principais tratados da época as características que se relacionavam com o processo. Por fim, propõe-se uma forma de análise histórica baseada tanto no processo de entabulação como na teoria musical do período. Como exemplo, foi feita a análise da entabulação feita por Galilei e publicada no Fronimo de Io mi son giovinetta de Domenico Ferrabosco.
Abstract: This research is centered in Vincenzo Galilei´s lute intabulation process and in how it was related to sixteenth-century music theory. Fronimo was chosen because it is the treaty in which Galilei describes this relationship. A description of the intabulation process´primary characteristics is compared to other forms of lute intabulation described by other authors from the same century. Next, the compositional theories relevant to the analysis of the music is selected based on the characteristics of the intabulation process. Finally, we offer a form of historic analysis for intabulations based on the relation between Galilei´s process and sixteenth-century compositional theory. As an example an analysis of Galilei´s intabulation of Domenico Ferrabosco´s Io mi son giovinetta was made.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DiogoGiancristoforoQueiroz.pdf12,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.