Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23808
Título: A África brasileira : população e territorialidade
Título(s) alternativo(s): The Brazilian : population and territoriality
Autor(es): Anjos, Rafael Sanzio Araújo dos
Assunto: Cultura - África
Afro-brasileiros
Geografia humana
Cartografia
Diáspora África-Brasil
Data de publicação: 2010
Editor: CIGA - Cespe - UnB
Citação: ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. A África brasileira: população e territorialidade. Textos Básicos do CIGA, Brasília, v. 1, p. 04-29, 2010.
Resumo: Uma das questões estruturais relacionada à cultura africana no Brasil que continua merecendo investigação e conhecimento, está relacionada aos aspectos historiográficos e geográficos da formação e distribuição da população de matriz africana no território brasileiro. Configura-se a necessidade de recuperação e resgate dos fragmentos de informações e referências espaciais que possam permitir a construção de um outro perfil das culturas africanas e da população afro-brasileira no desenvolvimento do Brasil. Dessa forma, este paper visa auxiliar na ampliação das informações e do conhecimento sobre aspectos das expressões no território das matrizes de origem africanas que interferiram e/ou interferem na distribuição da população de referência africana no país e na formação do território brasileiro. A geografia é a ciência do território, e o território é o melhor instrumento de observação do que está acontecendo no espaço geográfico. Ela expõe a diversidade regional, as desigualdades espaciais, as potencialidades da natureza e a heterogeneidade da população. Utilizamos como ferramenta básica de trabalho os recursos das imagens cartográficas e fotográficas, pelas suas possibilidades de serem eficientes no processo de conhecimento e na apreensão de conteúdos historiográficos e contemporâneos. A questão do desconhecimento da população brasileira contemporânea, no que se refere ao continente africano, é um entrave para uma perspectiva real de democracia racial no país, assim como, a criação no setor decisório, das condições necessárias para a implementação de políticas públicas mais articuladas e com eficácia. Este trabalho faz parte de uma das etapas concluídas no Projeto Geografia Afro-Brasileira: Educação e Planejamento do Território, em desenvolvimento no Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (CIGA-UnB).
Abstract: One of the structural issues related to the African culture in Brazil that still deserves investigation and knowledge is related to the historiographic and geographic aspects of formation and distribution of the African descendent population in the Brazilian territory. This paper rescues the main references of the Africa-America-Brazil Diaspora and configures the spatial expression of the contemporary African-Brazilian population. The prejudiced social thinking and the lack of knowledge of the country's population, in what refers to the African continent are still a structural barrier to a realistic perspective of racial democracy, as well as creatiing in the decision-making sectors the necessary conditions to implementing more articulate and efficient public policies.
Descrição: Pesquisa Geográfica e Projeto Cartográfico: Rafael Sanzio Araújo dos Anjos Projeto Gráfico: Rafael Sanzio Araújo dos Anjos e José Miguel dos Santos Fotolitos e Impressão: Cespe - UnB Revisão: Rafael Farias Tradução Inglês: Fabiana Moreira Edição - Parceria: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) - UnB, Mapas Editora & Consultoria, Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica (CIGA) - UnB, Decanato de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação - UnB, Programa de Pós-Graduação em Geografia - UnB. Capa: Fotografia Prof. Rafael Sanzio - Habitação quilombola no território Kalunga - Goiás, 2007.
_________________________________
Este artigo é parte das Conferências: Matrizes Africanas do Território Brasileiro, promovidas pelas Embaixadas do Brasil na República Democrática do Congo (Kinshasa) e em Angola (Luanda), realizadas em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Museu Real da África Central (Bélgica), emjulho-agostode 2008.
Licença: Copyright © 2010 by Rafael Sanzio Araújo dos Anjos. Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo detentor do direito autoral, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Internacional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:GEA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AfricaBrasileiraPopulacao.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.