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Título: Rankings de los programas de posgrado en contabilidad : análisis de producción docente según publicación en revistas brasileñas (2000-2009)
Autor(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Contabilidade - estudo e ensino
Metodologia
Ensino superior - contabilidade
Pós-graduação
Data de publicação: 2014
Editora: Cuadernos de Contabilidad
Referência: COSTA, Abimael de Jesus Barros; LUSTOSA, Paulo Roberto Barbosa. Rankings de los programas de posgrado en contabilidad: análisis de producción docente según publicación en revistas brasileñas (2000-2009). Cuadernos de Contabilidad, Bogotá, v. 15, n. 38, pp. 549-573, 2014. Disponível em: <http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuacont/article/view/12002/9819>. Acesso em: 28 jun. 2017. doi: http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuacont/article/view/12002.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi descrever a produção docente dos programas de pós-graduação em contabilidade (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCC), em uma janela de tempo de 10 anos (2000-2009). A partir da análise de 27 revistas, criou-se base de dados com a metodologia de Joshua G. Coyne, Scott L. Summers, Brady Williams e David A. Wood (2009). Para isso, elaboraram-se rankings para ajudar a responder a pergunta de pesquisa. Posteriormente, realizou-se análise descritivo dos artigos. O ranking geral do PPGCC evidenciou que o progra-ma da USP (Universidade de São Paulo) é o mais destacado. Por sua parte, O programa da FURB (Fundação Universi-dade Regional de Blumenau) resultou sobressaliente no que diz respeito à metodologia empírica de estudo de caso, enquanto que o programa da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) apresenta produção académica relevante no âmbito de fiscalidade. Os programas caracterizam-se por pesquisa empírica a partir de bases de dados e é concentra-da na área de contabilidade financeira. Em geral, os PPGCC que se destacam são os da USP, FURB, FUCAPE (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Econo-mia e Finanças), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e USP-RP (Universidade de São Paulo-Ribeirão Pre-to). Entre outros resultados, constatou-se que tais programas são caracterizados pelo elevado número de professores a tempo completo e pela predominância de pesquisa empírica positivista em finanças, que constitui 80% das publicações. A maioria dos artigos publicados são de autoria em casais ou quartetos. Por último, de 2000 para 2009, o seu desempenho foi em aumento.
Abstract: The purpose of this research was to describe the teacher production in accounting graduate programs (Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCC) during a ten-year time window (2000-2009). A database was created using the methodology of Joshua G., Coyne, Scott L. Summers, Brady Williams and David A. Wood (2009), through the analysis of 27 journals. Rankings were made for this purpose, to help answer the research question. Afterwards, a descriptive analysis of the articles was made. The general ranking of the PPGCC showed that the program of the USP (Universidade de São Paulo) is the most prominent. In turn, the program of the FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) is outstanding regarding the case study empiric study methodology, while the program of the UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) shows academic production relevant to the field of fiscal studies. A characteristic of the programs is the empiric research based on databases and focused on the financial accounting area. In general terms, the PPGCC that stand out are from the USP, FURB, FUCAPE (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças) UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) and USP- RP (Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto). It was confirmed, among other results, that said programs are characterized by the high number of full time teachers and by the predominance of positivist empiric research on finance, which constitutes 80% of the publications. Most of the published articles are authored by groups of two or four. Lastly, from 2000 to 2009, their performance increased.
Resumen: El objetivo de la investigación fue describir la producción docente de los posgrados en contabilidad (Pro-grama de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, PPGCC), en una ventana de tiempo de 10 años (2000-2009). A partir del análisis de 27 revistas, se creó una base de datos con la metodología de Joshua G. Coyne, Scott L. Summers, Brady Williams y David A. Wood (2009). Para ello, se elaboraron rankings para ayudar a responder la pregunta de investiga-ción. Posteriormente, se realizó un análisis descriptivo de los artículos. El ranking general del PPGCC evidenció que el programa de la USP (Universidade de São Paulo) es el más destacado. Por su parte, el programa de la FURB (Fun-dação Universidade Regional de Blumenau) resultó sobre-saliente en cuanto a la metodología empírica de estudio de caso, mientras que el programa de la UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) presenta producción académica relevante en el ámbito de fiscalidad. Los programas se caracterizan por investigación empírica a partir de bases de datos y concentrada en el área de contabilidad financiera. En general, los PPGCC que se destacan son los de la USP, FURB, FUCAPE (Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças), UFMG (Univer-sidade Federal de Minas Gerais) y USP-RP (Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto). Entre otros resultados, se constató que tales programas se caracterizan por el elevado número de profesores de tiempo completo y por la predo-minancia de investigación empírica positivista en finanzas, que constituye el 80% de las publicaciones. La mayoría de los artículos publicados son de autoría en parejas o cuar-tetos. Por último, de 2000 a 2009, su desempeño fue en aumento.
Informações adicionais: Artículo resultado del proyecto de investigación Rankings dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis: análise da produção docente baseada em periódicos (2000 a 2009). Disertación de maestría, defendida el 27 de enero de 2011. No tuvo institución financiadora.
Licença: Esta obra está registrada bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
DOI: 10.11144/Javeriana.cc15-38.rppc
Publicação associada: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8023
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