Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23786
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_ PoderExecutivoMunicipal.pdf470,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O poder executivo municipal nos portais de transparência
Autor(es): Santos, Jefferson Cerqueira dos
Campos, Edmilson Soares
Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Accountability
Poder Executivo
Transparência na administração pública
Data de publicação: Out-2011
Editora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro e co-realização do Ibmec Rio de Janeiro
Referência: SANTOS, Jefferson Cerqueira dos; CAMPOS, Edmilson Soares; COSTA, Abimael de Jesus Barros. O poder executivo municipal nos portais de transparência. In: CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS, 2., 2011, Rio de janeiro. Anais eletrônicos... Rio de janeiro: ADCONT, 2011. p. 1-16. Disponível em: <http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2011/paper/viewFile/376/55>. Acesso em: 4 jul. 2017.
Resumo: Com o amadurecimento da democracia no Brasil e as reformas administrativas na gestão pública brasileira a atuação do Estado deve ser sempre acompanhada. Por isso a importância da sociedade ser informada da atuação dos gestores, em especial, do Poder Executivo municipal que tem maior proximidade e atuação na realidade do cidadão. A Teoria da Agência busca explicar o porquê da lacuna informacional entre cidadão-gestor, a gestão transparente tenta preencher essa lacuna, viabilizada pelas práticas de governança pública. Uma gestão transparente demonstra preocupação com os anseios da coletividade e manter a sociedade consciente da maneira que o Estado age, surge então a relevância de se conhecer o nível de transparência dos poderes executivos municipais. Isso foi viabilizado utilizando-se as questões de investigação, propostas por Santana Junior (2008) que aferem a divulgação dos instrumentos de transparência, em especial nos Portais de Transparência, essas questões de investigação podem ser categorizadas em: instrumentos técnicos, instrumentos simplificados e aspectos do portal. Após a aferição da divulgação dos instrumentos pode-se determinar que o nível de transparência geral da amostra é mediano, porém esse nível é fortemente constituído pela divulgação dos instrumentos técnicos, sendo baixa a apresentação dos instrumentos simplificados, voltados ao cidadão, sendo uma falha a ser desenvolvida pela gestão pública.
Licença: Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://adcont.net/index.php/adcont/adcont2011. Acesso em: 4 jul. 2017.
Aparece nas coleções:ADM - Trabalhos apresentados em eventos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.