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Título: Educação contábil em tempos de IFRS : um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra Alemã
Outros títulos: Accounting education in times of IFRS : a case study from a Brazilian and a German university
Educación de contabilidad en tiempos IFRS : un estudio de caso de una universidad brasileña y otra alemana
Autor(es): Lima, Raquel Luz de
Costa, Abimael de Jesus Barros
Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Contadores - prática profissional
Universidades e faculdades
Estudantes
Análise
Data de publicação: 2015
Editor: Universidade Federal do Piauí
Referência: LIMA, Raquel Luz de, COSTA, Abimael de Jesus Barros; SANTANA, Abimael de Jesus Barros. Educação contábil em tempos de IFRS: um estudo de caso entre uma universidade brasileira e outra alemã. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 2, p. 61-76, 2015. Disponível em: <http://www.ojs.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1563/2051>. Acesso em: 28 jun. 2017.
Resumo: Com a globalização, o avanço tecnológico e a adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) houve um aumento da complexidade das atividades do contador. Estes fatores trouxeram a necessidade de aperfeiçoamento do profissional e da educação contábil a fim de que seja fornecida aos estudantes uma formação inicial adequada. Tendo este aspecto em vista, o artigo objetiva evidenciar a estrutura e características de duas instituições de ensino: a Universidade de Brasília (UnB) e a Justus-Liebig-Universität Gießen (JLU). Em relação aos cursos da área contábil, foi feita uma pesquisa documental e descritiva para mostrar o perfil das universidades e relatar as similaridades das grades curriculares com os conhecimentos propostos por organismos internacionais. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para inferir sobre as diferenças encontradas na formação fornecida em cada universidade. Encontrou-se que os currículos de ambas estão alinhados entre si e com os conhecimentos sugeridos pelo AECC, AICPA, IFAC e ISAR/UNCTAD. As diferenças curriculares das duas universidades ocorrem na área de conhecimentos organizacionais e de negócios e na área de TI, contudo, percebe-se que estão ligadas a questões estruturais das instituições. Destaca-se a importância da pró-atividade do aluno e da percepção do que se é exigido pelo mercado para uma melhor utilização do que a universidade oferece até mesmo de maneira indireta. Ressalta-se que diferenças encontradas não significam que uma é melhor do que a outra, pois a pesquisa não analisou a influência da localização, do histórico, da educação e dos interesses de cada país.
Abstract: In the context of the globalization, technological advancement and adoption of international accounting standards (IFRS) there was an increase in the complexity of the accountant’s activities. These factors brought the need for improving the professional and accounting education in order to provide to students appropriate initial training. With this in view, the paper aims to highlight the structure and characteristics of two educational institutions: the University of Brasilia (UnB) and Justus-Liebig-Universität Gießen (JLU). Regarding these courses in the accounting area, a documentary and descriptive study was done to show the profile of both universities and report the similarities of the curricula with the skills proposed by international organizations. The technique of content analysis was used to infer the differences in training provided at each university. It was found that both curricula are aligned with each other and with the knowledge suggested by the AECC, AICPA, IFAC and ISAR/UNCTAD. Curricular differences between the two universities occur in the area of organizational and business knowledge, and in the IT field, however it is noticed that these differences are linked to structural issues of the institutions. This paper also shows the importance of student’s proactivity and perceptions of what is required by the market to make better use of what the university offers, even indirectly. It is noteworthy that those differences do not mean that one is better than the other, because this research has not examined the influence of the location, the history, the education and the interests of each country.
Resumen: Con la globalización, el avance tecnológico y la adopción de normas internacionales de contabilidad (IFRS) se registró un aumento en la complejidad de las actividades del contador. Estos factores llevaron a la necesidad de mejora del profesional y de la educación de la contabilidad para que los estudiantes reciban una formación inicial adecuada. En esta perspectiva, el artículo tiene como objetivo poner de relieve la estructura y las características de dos instituciones: la Universidad de Brasilia (UnB) y Justus-Liebig-Universität Giessen (JLU). En cuanto a los cursos de área contable, se realizó una investigación documental y descriptiva para mostrar el perfil de las universidades e informar las similitudes en los planes de estudio con el conocimiento propuesto por organismos internacionales. Se utilizó la técnica de análisis de contenido para inferir sobre las diferencias en la formación de cada universidad. Se encontró que los planes de estudio están alineados entre sí y con el conocimiento sugerido por la AECC, AICPA, IFAC e ISAR/UNCTAD. Las diferencias curriculares entre las dos universidades se producen en el área de conocimiento de la organización y los negocios, y en el campo de las TI, pero se da cuenta de que están vinculados a cuestiones estructurales de las instituciones. Este trabajo muestra también la importancia de la proactividad de los estudiantes y la percepción de lo requerido por el mercado para hacer un mejor uso de lo que ofrece la universidad, incluso indirectamente. Hay que destacar que las diferencias no significan que una es mejor que la otra, porque la investigación no ha examinado la influencia de la ubicación, la historia, la educación y los intereses de cada país.
Licença: Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 . Fonte: <http://www.ojs.ufpi.br/index.php/gecont/article/view/1563/2051>. Acesso em: 28 jun. 2017.
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