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Título: A construção da profissionalidade no processo de inserção profissional na educação infantil
Autor(es): Oliveira, Letícia Marinho Eglem de
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Educação de crianças
Educação infantil
Formação inicial de professores
Data de publicação: 27-Jun-2017
Data de defesa: 31-Mar-2017
Citação: OLIVEIRA, Letícia Marinho Eglem de. A construção da profissionalidade no processo de inserção profissional na educação infantil. 2017. 278 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A pesquisa analisou a construção da profissionalidade de professoras iniciantes a partir do processo de inserção profissional na educação infantil. O processo de inserção profissional corresponde aos cinco primeiros anos de exercício docente e possui características e necessidades marcantes que podem influenciar na permanência ou desistência de iniciantes na carreira, inclusive na construção do seu “ser professor”. Nesse sentido procuramos compreender o trabalho docente na inserção da carreira, caracterizar as dificuldades e descobertas do início da docência na educação infantil e identificar as especificidades da atividade docente nessa etapa a partir da perspectiva do materialismo histórico-dialético, pois nele reside a possibilidade de perceber o movimento dialético da realidade, ou seja, suas várias dimensões, podendo assim ser melhor entendida. Para isso, esta pesquisa por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, realizou um levantamento bibliográfico entre teses, dissertações, artigos apresentados na Anped, Endipe e Congreprinci e periódicos Qualis A e Qualis B, buscando conhecer e estudar as produções já existentes sobre a temática da professora iniciantes na educação infantil no período entre 2000 a 2014; elaborou e aplicou (juntamente com o Gepfape) um questionário visando construir um perfil social, acadêmico e profissional de professores e professoras iniciantes da carreira do magistério da Secretaria de Educação do Distrito Federal e realizou dez entrevistas visando conhecer elementos mais específicos da profissionalidade de professoras iniciantes da educação infantil, principalmente por meio de suas narrativas. A partir das fases metodológicas apresentadas realizamos uma análise empírica considerando as sete categorias que emergiram de nosso objeto: i) trabalho docente  trabalho feminino, ii) satisfação/insatisfação, iii) causalidade, iv) especificidades, v) dificuldades, vi) descobertas, vii) recepção na rede e na escola; compreendo que para entender a construção da profissionalidade docente de professoras iniciantes na docência da educação infantil é preciso analisá-la a partir da definição do que é ser professora dessa etapa, tanto nos termos de formação inicial como no âmbito de atuação e as influências do seu processo de proletarização. É necessário identificar os conhecimentos específicos considerados essenciais para a atuação profissional e como, dentro dessa relação, a professora encontra as condições concretas de trabalho, suas dificuldades, descobertas e conquistas que a fazem ter cada vez mais domínio sobre sua atividade profissional.
Abstract: This research analyzed the professional development of recent graduate teachers by studying their process of professional insertion/initialization in the pre-school education. The insertion process encompasses the first five years of teaching and has outstanding characteristics and needs that can affect a new teacher’s retention or departure, including its own self-identity as a teacher. In this sense, we strive to understand the teacher’s work at the beginning of their career, and to characterize the hurdles and discoveries of the early preschool teaching career, and we also strive to identify their particular needs at this early phase under the materialistic historic-dialectic perspective. We do so, since in this materialism resides the possibility of understanding the real dialectic movement, that is, its many dimensions, leading to a greater understanding. In order to do this, this research through a quantitative and qualitative approach, conducted a bibliographic review of thesis, dissertations and articles presented at Anped, Endipe and Congreprinci, Qualis A and Qualis B in order to gain knowledge and study previous works on the early career of pre-school teachers during the period of 2000 to 2014. This research also elaborated and conducted (in partnership with Gepfape) a questionnaire with the goal of building a social, academic, and professional profile of recent graduated teachers in the Secretary of Education of the Distrito Federal career track. Ten interviews were collected in order to understand the most relevant elements of professional development of recently graduated pre-school teachers, taking into account specially their own narratives. Building upon the methodological phases presented we built an empiric analysis considering the seven categories that arose from our interviews: i) teacher’s work  feminine work, ii) satisfaction/dissatisfaction, iii) causality, iv) most relevant elements of teaching, v) hurdles, vi) discoveries, vii) reception in the Secretary of Education and at the school. Noting that to understand the professional development of early career pre-school teachers it is necessary to analyze it taking into account the definition of what it means to be a teacher at that professional level/career step, both when it comes to academic background, as well as teaching experience and the influences of their own employment experience. It’s necessary to identify the necessary relevant knowledge for their professional performance and how, within this relation, the teacher finds concrete work conditions, its hurdles, discoveries and conquers that allow the teacher to have a growing grasp over its own career.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
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