Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23760
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_LucasMacedoAlmeida.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open
Title: Morales e o MAS : a construção de uma nova Bolívia e o projeto de perpetuação no poder de seus dirigentes
Authors: Almeida, Lucas Macedo
Orientador(es):: Negri, Camilo
Assunto:: Bolívia - história
América Latina - partidos políticos
América Latina - eleições presidenciais
Populismo
Issue Date: 26-Jun-2017
Citation: ALMEIDA, Lucas Macedo. Morales e o MAS: a construção de uma nova Bolívia e o projeto de perpetuação no poder de seus dirigentes. 2017. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: A obra analisa a implementação do projeto de poder do MAS e de Evo Morales. A trajetória política recente da Bolívia assemelha-se com a realidade de outros países da região. Morales é um dos últimos representantes da ascensão de lideranças de esquerda na América Latina. O trabalho aponta que Morales não representa um caso clássico de populismo. A identificação é mais similar ao caso de uma liderança popular. A partir de uma análise comparativa das constituições de 1967 e 2009 e as leis eleitorais, não são encontrados elementos significativos que apontem para um enfraquecimento das instituições bolivianas em detrimento do Poder Executivo, conflitando também com a categoria de democracia delegativa. No entanto, somado a um projeto de inclusão de grupos e setores marginalizados da sociedade boliviana, é possível encontrar, também, a criação de dispositivos jurídicos que auxiliem na perpetuação de forças de Evo Morales, em especial o instituto da reeleição e as diversas interpretações dadas sobre o assunto.
Abstract: The work analyzes the implementation of the power project of MAS and Evo Morales. Bolivia's recent political trajectory closely resembles the reality of other countries in the Latin America. Morales is one of the last representatives of the rise of leftist leaders in the region. The paper points out that Morales does not represent a classic case of populism. Identification is more similar to a popular leadership. From a comparative analysis of the constitutions of 1967 and 2009 and the electoral laws, no significant elements that I found points to a weakening of Bolivian institutions to the detriment of the Executive Power, also conflicting with the category of delegative democracy. However, in addition to a inclusive project of groups and marginalized sectors in Bolivian society, it is possible to find, also, the creation of legal devices that help in the perpetuation of forces of Evo Morales, especially the institute of reelection and the different interpretations given about the subject.
Resumen: El trabajo analiza la ejecución del proyecto de poder del MAS y Evo Morales. La reciente historia política de Bolivia es muy parecido a la realidad de otros países de la región. Morales es uno de los últimos representantes de líderes de izquierda a sobrevivir en la región. El trabajo señala que Morales no representa un caso clásico de populismo. La identificación es más similar al caso de una dirección popular. A partir de un análisis comparativo de las constituciones de 1967 y 2009 y las leyes electorales no se encuentran elementos significativos que apuntan a un debilitamiento de las instituciones bolivianas a expensas de la rama ejecutiva, también en conflicto con la categoría de democracia delegativa. Sin embargo, añadido a un proyecto de inclusión de los grupos y sectores marginados de la sociedad boliviana, se puede encontrar también la creación de dispositivos legales que ayudan en la perpetuación de las fuerzas de Evo Morales, sobre todo el instituto de la reelección y las diversas interpretaciones dadas sobre el asunto.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Estudos Latino-Americanos, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:ELA - Mestrado Acadêmico em Estudos Comparados sobre as Américas (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/23760/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.