Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23673
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LucianadeMayaRicardo.pdf24,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A educação em diálogo com a cultura : da experiência de educação do Museu Vivo da Memória Candanga a uma proposta educativa para o Museu da Educação do DF
Autor(es): Ricardo, Luciana de Maya
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Museus
Educação e cultura
Museu Vivo da Memória Candanga
Data de publicação: 13-Jun-2017
Referência: RICARDO, Luciana de Maya. A educação em diálogo com a cultura: da experiência de educação do Museu Vivo da Memória Candanga a uma proposta educativa para o Museu da Educação do DF. 2017. 300 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta tese tem como campo de reflexão o trabalho de educação desenvolvido junto à comunidade, na década de 1990, no Museu Vivo da Memória Candanga, por sua prática de caráter pioneiro e inovador por meio do patrimônio cultural. Traz em seu arcabouço o histórico de ocupação do Distrito Federal no início da construção de Brasília, as diversas vilas que se formaram, a retirada da população de algumas áreas até o fechamento do Hospital Juscelino Kubistchek de Oliveira (HJKO) e a criação do Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC). Expõe a estrutura educativa pensada, proposta e posta em prática no MVMC, apresentando, previamente, outras práticas de educação em museus que são de interesse desta pesquisa, como é o caso do Projeto Interação, na década de 1980. Discute a questão da educação formal, informal e não formal e sua atuação dentro de um espaço de memória, incluindo o museu às cidades educadoras, uma nova proposta de educação fora do espaço da sala de aula formal, que dialoga com toda a comunidade e, naturalmente com o museu, integrante desta cidade. A pesquisa termina com uma proposta de educação para o Museu da Educação do Distrito Federal, que interage com a comunidade que o recebe.
Abstract: This thesis has a reflection field the work of education developed with the community, in the 1990s, in the Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), for its pioneering and innovative practice through cultural heritage. It brings in its history the occupation of the Federal District at the beginning of the Brasilia construction, the several towns that were built, and the withdrawal of the population from some areas until de closure of the Juscelino Kubistchek de Oliveira and the creation of the Museu Vivo da Memória Candanga. It exposes the educational structure thought out, proposed and put into practice in the MVMC, presenting, previously, other practices of education in museums that are the interest of this research, as it is the Projeto Interação casa, in the 1980’s decade. It discusses the issue of formal, informal and non-formal education and its performance within a memory space, including the museum to educate cities, a new education proposal outside the formal classroom space, which dialogues with the whole community and, naturally with the museum, a member of this city. The research ends with an education proposal for the Museum of Education of the Federal District, which interacts with the community that receives it.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FE - Doutorado em Educação (Teses)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.