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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23647
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Title: Sentidos da formação continuada para o docente : o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/PNEM
Authors: Oliveira, Alessandra Batista de
Orientador(es):: Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto:: Formação continuada
Professores - formação continuada - percepções
Ensino médio - avaliação
Issue Date: 12-Jun-2017
Citation: OLIVEIRA, Alessandra Batista de. Sentidos da formação continuada para o docente: o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/PNEM. 2017. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: Este estudo propõe compreender os sentidos da formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio/PNEM atribuídos pelos professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal/SEEDF que participaram dessa formação no ano de 2014. O Pacto foi regulamentado pela Portaria Ministerial Nº 1.140, de 22 de novembro de 2013, e por meio dele, o Ministério da Educação e as Secretarias estaduais e municipais de educação, assumem o compromisso pela valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio público, nas áreas rurais e urbanas. Na busca pela compreensão dos sentidos que os professores atribuíram a essa formação continuada, a pesquisa teve como objetivos identificar os elementos centrais da formação de professores proposta pelo PNEM; Relacionar as concepções de formação continuada para os professores de Ensino Médio presentes no PNEM; Conhecer os sentidos elaborados pelos professores em relação à formação continuada a fim de construir propostas que venham a significar a elaboração de reconhecimento da docência. Para isso, a proposta metodológica da pesquisa se fundamenta no materialismo histórico e dialético para analisar essa política pública de formação continuada para os professores de Ensino Médio no intuito de identificar os elementos centrais que fundamentam a formação continuada do Pacto, reconhecendo a ciência como um processo da história e da ação humana e nesse movimento elencar algumas categorias metodológicas de análise que constituem e fundamentam o trabalho docente. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização da pesquisa foram à construção do estado do conhecimento para conhecermos o que já foi pensado e produzido sobre o objeto a ser estudado, e nesse percurso construir um diálogo articulado com as concepções e políticas de formação continuada propostas para os professores de Ensino Médio. Como sistemática para a coleta de dados optamos por entrevistas semiestruturadas e ao analisarmos as falas e expressões dos professores entrevistados buscamos entender os sentidos e significados que os professores que participaram do Pnem atribuíram a essa formação. As análises dos dados conduziram a algumas categorias mediadoras da formação continuada no Pnem, apontadas como sentidos pelos os professores da SEEDF, que participaram dessa formação. Foi-nos percebida a formação como um meio de “atualização” profissional, a “perda de sentido do trabalho docente”, a “formação de baixo impacto”, a “ausência de formação específica para os professores de que atuam no ensino médio”, a “descontinuidade das políticas de formação” e o “reconhecimento do professor”. É importante destacar a complexidade desse exercício de explicar essas categorias diante das múltiplas determinações que envolvem a totalidade desse objeto e que esse diálogo precisa estar articulado com as condições históricas, sociais, econômicas, políticas e culturais em que esses professores se constituíram ou se constituem como profissionais, para realmente compreendermos os sentidos dessa formação continuada.
Abstract: This study proposes to understand the meanings of the continuing education of the National Pact for the Strengthening of Secondary Education / PNEM attributed by the teachers of the Education Department of the Federal District / SEEDF who participated in this training in 2014. The Pact was regulated by Ministerial Ordinance No. 1,140, Of November 22, 2013, and through it, the Ministry of Education and the state and municipal secretaries education, assume the commitment to value the continuing education of teachers and pedagogical coordinators who work in public secondary education in rural and urban areas . In the search for the understanding of the senses that the teachers attributed to this continuous formation, the research had as objectives to identify the central elements of the training of teachers proposed by the PNEM; To relate the conceptions of continuing education to the high school teachers present in the PNEM; To know the senses elaborated by the teachers in relation to the continuous formation in order to construct proposals that will mean the elaboration of recognition of the teaching. For this, the methodological proposal of the research is based on historical and dialectical materialism to analyze this public policy of continuing education for teachers of High School in order to identify the central elements that underpin the continuing formation of the Pact, recognizing science as a process History and human action and in this movement to list some methodological categories of analysis that constitute and base the teaching work. The methodological procedures adopted to carry out the research were to build the state of knowledge to know what was already thought and produced about the object to be studied, and in this way to build a dialogue articulated with the conceptions and policies of continuing education proposed for the High school teachers As a systematic approach to data collection we opted for semi-structured interviews and when analyzing the speeches and expressions of the teachers interviewed, we sought to understand the senses and meanings that the teachers who participated in the Pnem attributed to this formation. The analysis of the data led to some mediating categories of continuing training in Pnem, pointed as meanings by the SEEDF teachers, who participated in this training. Training was perceived as a means of professional "updating", "loss of meaning of teaching work", "low-impact training", "absence of specific training for teachers who work in high school", The "discontinuity of training policies" and "teacher recognition". It is important to emphasize the complexity of this exercise of explaining these categories in the face of the multiple determinations that involve the totality of this object and that this dialogue must be articulated with the historical, social, economic, political and cultural conditions in which these teachers constituted themselves or constitute themselves as Professionals to really understand the meanings of this continuing education.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2017.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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