Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2356
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_CleovaneRaimundadeSouza.PDF2,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Computadores, conhecimento e criatividade : comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores
Autor(es): Souza, Cleovane Raimunda de
Orientador(es): Santos, Gilberto Lacerda
Assunto: Aprendizagem - computadores
Tecnologia educacional
Criatividade - crianças
Data de publicação: 27-Nov-2009
Referência: SOUZA, Cleovane Raimunda de. Computadores, conhecimento e criatividade: comportamento criativo em crianças do ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores. 2007. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: A partir da forte presença das tecnologias de informação e comunicação - TIC no espaço educacional e no mundo do trabalho vem se criando um campo fértil para o aprofundamento de questões sobre à aprendizagem e a informática educativa. Uma analise sobre o avanço da ciência e da tecnologia na produção do conhecimento, constitui de fato, um estudo sobre as relações entre escola, formação de professores e o uso pedagógico da informática. Isso porque percebe-se que entre esses produtos sociais, há uma relação histórica, há a influência que um exerce sobre o outro e principalmente no momento atual onde a informação é a própria matéria bruta do paradigma tecnológico, o desenvolvimento científico e tecnológico aproxima de forma inexorável potências humanas e máquinas. Torna-se necessário esclarecer, inicialmente, o que se define como laboratório de informática e as suas concepções na educação, para depois analisar os elementos do processo educativo como tecnologias, formação e a criatividade ao se trabalhar com o computador que se constituem em pontos congruentes para se compreender o papel da escola, do professor e a relação com o novo modo de produção do conhecimento. Assim foi objetivo dessa investigação o uso pedagógico do computador como vetor das habilidades do comportamento criativo em crianças que estão no ensino fundamental em situação de aprendizagem mediada por computadores. Para a realização desta pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa, a partir de um estudo de caso junto a um grupo delimitado de indivíduos em uma escola classe. Os resultados alcançados apontaram um conjunto de elementos que são significativos para a formação em serviço que priorize fundamentos contrucionista, a importância da criatividade na sociedade da informação e a pedagogia de projetos como uma metodologia viável para a realização das atividades no laboratório de informática. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
From the strong presence of information and communication technologies – ICT in the educational space and in the working world a fertile field to deepen the questioning on learning and educational technologies of computer sciences is being created. An analysis on the advancement of science and technology on the knowledge production constitutes, indeed, a study about the relationships between the school, teachers formation, and the pedagogical use of computer sciences. This because one can notice that there is a historical relationship among these social products, and also the influence both exert on each other, and specially now that the information is the actual source of the technological paradigm, the scientific and technological development definitely approaches the human potentialities to machines. It is necessary to lighten up, firstly, what a computer laboratory and its conceptions on education are, and then analyze the educational process elements as technologies, formation, and creativity in working with a computer, what constitute coherent points in order to understand the roles of the school, the teacher, and the relation of this new way of knowledge production. Thus, the objective of this investigation was the pedagogical use of the computer as a vector of the creative behavior abilities on children who are in the elementary level, in a situation of computer mediated learning. A qualitative approach was in this research, deriving from a case study with a delimitated number of individuals group in an elementary school. The results pointed to a set of elements which are significant for the formation of a service which prioritize the constructionist fundaments, the importance of creativity for the informational society, and the pedagogy of projects as a viable methodology to accomplish the activities in the computer laboratory.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.