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Title: Permanência discente : gestão da EaD no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais : estudo de caso
Authors: Guimarães, Shirley Mirone Martins
Orientador(es):: Sousa, Jonilto Costa
Assunto:: Ensino a distância - administração
Tecnologia - ensino superior
Ensino a distância - Instituto Federal Norte de Minas
Permanência escolar
Data de defesa:: 10-Feb-2017
Citation: GUIMARÃES, Shirley Mirone Martins. Permanência discente: gestão da EaD no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais: estudo de caso. 2017. 228 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Abstract: A gestão de EaD é considerada complexa e multivariada sobretudo em função de seus componentes; contudo, infraestrutura, equipe multidisciplinar e integração disponibilizada para essa modalidade podem interferir na permanência discente da educação a distância. Este estudo identifica e caracteriza na gestão de EaD no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais as práticas que influenciam a permanência discente. Apresenta como arcabouço teórico da gestão da educação a distância: Rumble (2003), Silva (2005), Moore e Kearsley (2008), e Mill (2012); e em relação a permanência discente: Tinto (1975), Cabrera, Nora e Castañeda (1992), Kemp (2001), Berge, Huang (2004), Cislaghi (2008), Morris e Finnegan (2008), Escallier e Fullerton (2009), Fiuza (2012) e Ramos (2014). Com uma abordagem qualitativa, este trabalho apresenta como caso a permanência discente no CEAD do IFNMG e foi realizado por meio de pesquisa descritiva e explicativa, de caráter exploratório. Como técnica de pesquisa foram utilizadas pesquisa bibliográfica em base de dados, análise de documentos, realização de entrevista semiestruturada com colaboradores e discentes, e análise de conteúdo. Os resultados possibilitaram identificar três dimensões: infraestrutura de EaD como componente para promover permanência, composta por cinco categorias; equipe multidisciplinar de EaD para permanência discente; e integração social e acadêmica para permanência discente, com duas categorias respectivamente. Os estudos apresentam dinâmica por meio de interações, de modo a possibilitar a sustentação para a permanência discente.
???metadata.dc.description.abstract1???: The management of Distance Education is considered complex and multivariate due to its components; however, infrastructure, multidisciplinary team and integration available to this modality can interfere in the student stay of distance education. This study identifies and characterizes in the management of Distance Education at the Federal Institute of North Minas Gerais practices that influence student permanence. It presents as theoretical framework of the management of distance education: Rumble (2003), Silva (2005), Moore and Kearsley (2008), and Mill (2012); and in relation to student permanence: Tinto (1975), Cabrera, Nora and Castañeda (1992), Kemp (2001), Berge, Huang (2004), Cislaghi (2008), Morris and Finnegan (2008), Escallier and Fullerton (2009), Fiuza (2012), and Ramos (2014). With a qualitative approach, this work presents as a case the student permanence in the CEAD of the IFNMG and it was carried out through a descriptive and explicative research, in an exploratory way. As a research technique, bibliographic research in database, document analysis, semi-structured interview with collaborators and students, and content analysis were used. The results allowed identifying three dimensions: Distance Education infrastructure as a component to promote permanence, composed of five categories; Multidisciplinary Distance Education team for student stay; and social and academic integration for student stay, with two categories respectively. The studies present dynamics through interactions, in order to allow the support for student permanence.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2017.
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