Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23489
Title: Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica : uma proposta de ensino potencialmente significativa
Other Titles: The electric shower use to teach basic concepts of electrodynamics : a teaching proposal potentially meaningful
Authors: Teixeira, Cézar Borges
Orientador(es):: Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto:: Aprendizagem significativa
Eletrodinâmica
Física - estudo e ensino
Data de defesa:: 2016
Citation: TEIXEIRA, Cézar Borges. Utilização do chuveiro elétrico no ensino de conceitos básicos de eletrodinâmica: uma proposta de ensino potencialmente significativa. 2016. xvi, 177 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: Esta dissertação apresenta os resultados da elaboração e aplicação de uma sequência didática sob o formato de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS). A Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel norteou o desenvolvimento e a aplicação das atividades que fazem parte deste trabalho ao destacar que aquilo que o aluno já sabe é a variável isolada mais importante que influencia a aprendizagem. O chuveiro elétrico foi tomado como gerador de situações-problema e atividades de sala e laboratório que possibilitaram analisar sua constituição, abordar os conceitos físicos envolvidos em seu funcionamento (corrente elétrica, diferença de potencial, potência elétrica e efeito Joule) e debater temas relacionados ao seu uso. A análise dos dados obtidos nesta pesquisa reforça a hipótese de que discutir o funcionamento do chuveiro elétrico em sala de aula pode facilitar o ensino de conceitos básicos de eletricidade e ainda, incentivar o uso consciente de energia elétrica.
???metadata.dc.description.abstract1???: This thesis presents the results of the construction and implementation of a didactic sequence under Potentially Meaningful Teaching Unit format (PMTU). The Theory of Meaningful Learning of Ausubel guided the development and implementation of activities that are part of this work to point out what the student already knows. It is the single most important variable that influences learning. The electric shower was taken as problem-situation generator, providing classroom and laboratory activities enabling its constitution analysis, and addressing the physical concepts involved in its operation (electric current, potential difference, electric power and Joule). Discussing issues related to their use was indeed possible. The analysis of data obtained in this study supports the hypothesis that discussing the operation of the electric shower in the classroom can ease the teaching of basic concepts of electricity and also encourages the conscious use of electricity.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2016.
Contém arquivo adicional de um produto.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IF - Mestrado Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_CézarBorgesTeixeira.pdfDissertação7.5 MBAdobe PDFView/Open
2016_CézarBorgesTeixeira_PRODUTO.pdfProduto2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.