Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23443
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_RepresentacoesSociaisDesenvolviment.pdf478,08 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlmeida, Ângela Maria de Oliveira-
dc.contributor.authorCunha, Gleicimar Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-05-05T15:14:42Z-
dc.date.available2017-05-05T15:14:42Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; CUNHA, Gleicimar Gonçalves. Representações sociais do desenvolvimento humano. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 147-155, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 04 maio 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23443-
dc.description.abstractNesse estudo, interessou-nos conhecer os elementos das representações sociais do desenvolvimento humano em suas diferentes fases. Foi realizado um estudo orientado metodologicamente pela Teoria do Núcleo Central. Um questionário de categorização foi preenchido por 210 educadores distribuídos em quatro subgrupos (60 educadores de crianças, 60 de adolescentes, 60 de adultos e 30 de idosos). Além dos elementos constituintes das representações de desenvolvimento, esse estudo permitiu-nos identificar sua organização interna. Nossos resultados mostram que a criança foi associada com brincadeiras, inocência e dependência; o adolescente com transformações no corpo, crises existenciais e sexualidade; o adulto com produtividade, trabalho, estabilidade e, o idoso com sabedoria e experiência.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRepresentações sociais do desenvolvimento humanopt_BR
dc.title.alternativeSocial representations of human developmentpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordEducadorespt_BR
dc.rights.licensePsicologia: Reflexão e Crítica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License(Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100015&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 04 maio 2017.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000100015pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this study was to identify elements of social representations about life-span development, guided by the Theory of the Central Core. A questionnaire was filled out by 210 educators, distributed in four groups (60 children educators, 60 adolescent educators, 60 adult educators and 30 senior citizen educators). The study allowed the idenfication of elements of social representations about development and its internal organization. The results indicated that the child was associated with games, innocence and dependence; the adolescent with body transformations, existencial crisis and sexuality; the adult with productivity, work, stability and the senior citizen with wisdom and experience.pt_BR
Appears in Collections:PST - Artigos publicados em periódicos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/23443/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.