Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23390
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TúlioSávioMagalhãesBrandãoDiniz.pdf2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O espaço da morte e a alteridade no noroeste amazônico : de selvagens a civilizados pelo olhar dos cientistas (1780-1905)
Autor(es): Diniz, Túlio Sávio Magalhães Brandão
Orientador(es): Cayón Durán, Luis Abraham
Assunto: Amazônia
Indígenas
Ciência
Data de publicação: 26-Abr-2017
Referência: DINIZ, Túlio Sávio Magalhães Brandão. O espaço da morte e a alteridade no noroeste amazônico: de selvagens a civilizados pelo olhar dos cientistas (1780-1905). 2017. 150 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as narrativas científicas produzidas entre o final do século XVIII e início do XX sobre o Noroeste Amazônico e os povos que lá estavam. Os principais questionamentos acerca destas narrativas são: Como o discurso científico através do tempo produziu certas imagens sobre a região para a um grande público? Como estas imagens mudam ao longo do tempo e com as diferentes abordagens? E, como as imagens produzidas pelo discurso científico nos séculos analisados se relacionam com a perspectiva atual?
Abstract: This work aims to analyze the scientific narratives produced between the late eighteenth and early twentieth century on the Amazonian Northwest and the peoples who were there. The main questions about these narratives are: How did the scientific discourse over time produce certain images about the region for a large audience? How do these images change over time and with different approaches? And, how do the images produced by scientific discourse in the centuries analyzed relate to the current perspective?
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:DAN - Mestrado em Antropologia (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.