Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23367
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GustavodaFrotaSimões.pdf9,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Integração social de refugiados no Brasil e no Canadá em perspectiva comparada : Colombianos em São Paulo e em Ontário
Autor(es): Simões, Gustavo da Frota
Orientador(es): Silva, Leonardo Cavalcanti da
Assunto: Refugiados - Brasil - Canadá
Integração social
Migração
Refugiados colombianos
Data de publicação: 25-Abr-2017
Referência: SIMÕES, Gustavo da Frota. Integração social de refugiados no Brasil e no Canadá em perspectiva comparada: Colombianos em São Paulo e em Ontário. 2017. 266 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Por meio da comparação entre Brasil e Canadá, essa tese busca compreender as estratégias de refugiados e solicitantes de refúgio colombianos acerca das diferentes formas de integração em sociedades de destino como o Brasil e o Canadá, estudando-os a partir de suas experiências nas regiões de São Paulo e Ontario e utilizando, para isso, as falas dos entrevistados com relação aos critérios definidores de integração como os marcadores e meios (emprego, moradia, saúde e educação); conexões sociais; facilitadores (idioma e segurança) e direitos & cidadania (fundações) da teoria de Strang e Ager (2008) e analisando qualitativamente as políticas de integração e os recursos destinados a elas para refugiados e solicitantes de refúgio. Foram realizadas trinta entrevistas semiestruturadas com refugiados e solicitantes de refúgio colombianos buscando compreender suas narrativas acerca da estrutura de acolhimento e sua própria capacidade de agência nesse processo. A tese trabalha com a premissa de que a integração dos refugiados e solicitantes de refúgio é um processo dinâmico, multifacetado e de mão dupla, em permanente mudança, resultante de influências bastante diversas. Por esse motivo, a hipótese é a de que a integração social dos refugiados e solicitantes de refúgio depende mais dos recursos e das políticas de acolhimento estruturadas para esse fim do que da capacidade de agência dos indivíduos.
Abstract: Through a comparison between Brazil and Canada, this thesis seeks to understand Colombians refugees strategies on the different forms of integration in destination societies such as Brazil and Canada, studying them from their experiences in the regions of São Paulo and Ontario and using, for this, the view of the interviewees in relation to the defining criteria of integration as the markers and means (employment, housing, health and education); Social connections; Facilitators (language and security) and rights & citizenship (foundations) of Strang e Ager's theory (2008) and qualitatively analyzing the integration policies and resources allocated to them as refugees and refugee seekers. Thirty semi-structured interviews were conducted with Colombian refugees and refugee applicants seeking to understand their narratives about the host structure and their own agency capacity in this process. The thesis works on the premise that the integration of refugees and asylum-seekers is a dynamic, multifaceted and two-way process, constantly changing, resulting from quite different influences. Hence, the hypothesis is that the social integration of refugees and asylum-seekers depends more on resources and integration policies structured for this purpose than on the agency capacity of individuals.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:ELA - Doutorado em Estudos Comparados sobre as Américas (Teses)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.