Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23359
Título: Turismo Responsável e Eventos : uma análise sobre a responsabilidade a partir do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) em Goiás/GO
Autor(es): Lima, Kezya Silva Coelho
Orientador(es): Duarte, Donária Coelho
Assunto: Turismo de eventos
Sustentabilidade
Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental
Data de publicação: 24-Abr-2017
Data de defesa: 2017
Citação: LIMA, Kezya Silva Coelho. Turismo Responsável e Eventos: uma análise sobre a responsabilidade a partir do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) em Goiás/GO. 2017. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A sustentabilidade tornou-se pauta das discussões no Turismo. A compreensão da responsabilidade sobre essa sustentabilidade é de fundamental importância para que ela seja exercida e alcançada de forma efetiva. Nesse contexto, o Turismo Responsável busca ações práticas e viáveis através da união de setor público e privado, em acordo com os autóctones. Diante das discussões sobre responsabilidade e do papel dos eventos no turismo, o presente trabalho se propõe a analisar de que forma as dimensões do Turismo Responsável podem contribuir para o planejamento, realização e gestão da realização de eventos de forma responsável. Para essa análise é tomado como objeto de estudo o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) que acontece no município de Goiás/GO. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, observação entrevistas e questionários. Buscou-se analisar as possibilidades práticas responsáveis no turismo a partir do XVIII FICA. Neste evento, foi possível constatar que o mesmo se utiliza de termos relacionados a questões ambientais e sustentáveis, mas de fato não realiza ações de forma responsável. . Não considera o seu real sentido e utiliza-se do termo apenas como forma de divulgação.
Abstract: The sustainability became a schedule of the discussion in Tourism. The comprehension of the responsibility about this sustainability has a fundamental importance to be practiced and reached in a real way. In this context, the Responsible Tourism search practical and viable action trough the junction of private and public section, according to the autochthonous. In front of the discussions about responsibility and of the aim of events in tourism, the present work suggests to analyze how the dimensions of the Responsible Tourism can contribute to the planning, realization and management of the realization of events in a responble way. To this analysis is collected as the aim of study the Festinval Internacional de Vídeo e Cinema Ambiental (FICA) which takes place in the county of Goiás/GO. The research characterize as qualitative and exporatory. Using the bibliographic and documental research, observation and interview, searched to analyse the practical possibilities responsible in tourism since FICA. This way it as possible to evidence the possibilities of the responsibility applied in events suggesting Responsible Events. However, we also see the use of terms related to environmental issues and sustainable in an irresponsible way. Not considering their real meaning and using them only as a form of disclosure.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:CET - Mestrado Profissional em Turismo (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_KezyaSilvaCoelhoLima.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.