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Título: Passeio escolar turístico : na perspectiva da formação para cidadania
Autor(es): Pimentel, Tatiana Modesto
Orientador(es): Araújo, Neuza de Farias
Assunto: Passeio escolar
Turismo
Cidadania
Currículos
Data de publicação: 24-Abr-2017
Data de defesa: 3-Mar-2017
Citação: PIMENTEL, Tatiana Modesto. Passeio escolar turístico: na perspectiva da formação para cidadania. 2017. 151 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente dissertação de mestrado se propõe a investigar as práticas pedagógicas que envolvem o passeio escolar turístico, partindo de uma análise sobre o currículo publicado pela Secretaria de Estado de Educação do DF – SEEDF (2014a), que tem como fito promover a formação cidadã. O cidadão do Distrito Federal, independente de sua classe social, tem o direito de experienciar a cidade onde mora, como também a cidade de Brasília, por meio de seus monumentos arquitetônicos, belezas naturais e culturais incorporadas aos espaços planejados e também nativos. O estudante de 4º ano da Rede Pública do Distrito Federal dispõe, em seu currículo escolar, o conteúdo a ser estudado sobre a história e construção de Brasília e, consequentemente, das Regiões Administrativas, onde muitos deles residem. Na atualidade, o mundo virtual se faz mais presente do que o mundo real. E isso pode distanciar a relação do sujeito com a sua história e a história da cidade onde habita, no que diz respeito à construção da cidadania. Nesse sentido, o passeio escolar turístico pode ser uma alternativa de construção dessa cidadania, já que ele apresenta um encontro com essa realidade vivida pelo estudante, sua experiência, ou seja, sua própria história. Na perspectiva de pesquisar esse fenômeno social, a formação do sujeito cidadão por meio da prática pedagógica, e para analisar o passeio escolar turístico, optamos pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, com o nível de profundidade interpretativa, utilizando a pesquisa-ação. Concluiu-se que o passeio escolar turístico contribui enquanto metodologia e prática pedagógica para a compreensão do processo de formação educacional do cidadão.
Abstract: This master thesis intends to investigate the pedagogical practices that involve the tourist school trip, starting from the analysis of the curriculum published by the Secretary State Department of Education of DF - SEEDF (2014a) in order to promote citizen education. The citizen of Distrito Federal, regardless of social class, has the right to experience the city where he lives, as well as the city of Brasilia through its architectural monuments, natural and cultural beauties incorporated into the planned and native spaces. The student of the 4th grade of the Public school of the Distrito Federal has in his school curriculum the content to be studied about the history and construction of Brasilia and consequently of the Administrative Regions, where many of them live. Today, the virtual world is more present than the real world. And this can distance the relation of the subject with its history and the history of the city where it inhabits with respect to the construction of citizenship. In this sense, the tourist school tour can be an alternative in ordet to construct this citizenship, since it presents an encounter with this reality lived by the student, his experience, in other words, his own history. In the perspective of researching this social phenomenon, the formation of the citizen subject through the pedagogical practice and to analyze the tourist school trip we opted to use a methodological approach which is presented by a qualitative research, with the level of interpretative profundity using the aresearchaction. It was concluded that the tourist school tour contributes as a pedagogical methodology and practice to the understanding of the process of educational formation of the citizen.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Pós-Graduação em Turismo, 2017.
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