Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23350
Title: Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio
Other Titles: A proposal for a methodology of the conservation of angular momentum approach in high school
Authors: Costa, Jefferson Maia da
Orientador(es):: Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto:: Livros didáticos - avaliação educacional
Plano Nacional do Livro Didático (PNLD)
Física - estudo e ensino
Ensino médio
Issue Date: 24-Apr-2017
Data de defesa:: 15-Dec-2015
Citation: COSTA, Jefferson Maia da. Proposta de uma metodologia para abordagem da conservação do momento angular no ensino médio. 2015. xii, 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Neste trabalho, apresento uma investigação acerca das abordagens didático-pedagógicas do conteúdo da Conservação do Momento Angular contido nos livros didáticos circunscritos ao Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015, bem como discuto os artigos de periódicos científicos da área de educação e do ensino da física relacionados ao tema. Consciente de que tal conteúdo é pouco ou nada abordado na maioria dos livros didáticos do ensino médio, encaminho uma proposta de ensino que tem como objetivo minimizar o hiato existente entre o tema em discussão e outros tantos costumeiramente integrados ao currículo do ensino médio. A partir dos resultados de entrevistas realizadas com professores da escola pública, que analisaram e avaliaram a proposta didática, encerro destacando as contribuições do produto gerado e refletindo sobre as adequações a serem realizadas junto à proposta, em face aos aspectos estruturantes do contexto do componente curricular de física na educação básica pública e demais perspectivas.
???metadata.dc.description.abstract1???: In this paper, we present an investigation about the didactic and pedagogical approaches of the Angular Momentum Conservation contained in textbooks circumscribed to the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD 2015) and discuss the scientific journal articles in the field of education and physics education related to the topic. Aware that such content is little or nothing addressed in most teaching high school books, I forward a proposal for a school that aims to minimize the gap between the topic under consideration and many others routinely integrated into the high school curriculum. Based on the results of interviews with teachers of public schools, which analyzed and evaluated the didactic proposal, I close highlighting the contributions of the generated product and reflecting on the adjustments to be carried out by the proposal, given the structural aspects of the curricular component of context of physics at basic public education and other prospects.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:IF - Mestrado Profissional em Ensino de Física (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_JeffersonMaiadaCosta_PRODUTO.pdfProduto1.12 MBAdobe PDFView/Open
2015_JeffersonMaiadaCosta.pdfDissertação1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.