RIUnB >
22. IdA - Instituto de Artes >
IdA - Programa de Pós-graduação  >
IdA - Mestrado em Música (Dissertações) >

Utilize este link para identificar ou citar este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23313

Arquivos neste item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
2016_AlexMarquesDuarte.pdf4,48 MBAdobe PDFver/abrir

Título: O concerto para iPad e orquestra de Ned Mcgowan e o processo de inserção dos dispositivos móveis nas práticas musicais
Autor(es): Duarte, Alex Marques
Orientador(es): Castro, Beatriz Duarte Pereira de Magalhães
Assunto: Concertos
Dispositivos móveis
McGowan, Ned, 1970-
Data de publicação: 18-Abr-2017
Data de defesa: 9-Nov-2016
Referência: DUARTE, Alex Marques. O concerto para iPad e orquestra de Ned Mcgowan e o processo de inserção dos dispositivos móveis nas práticas musicais. 2016. xi, 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Tendo como objeto de pesquisa o Concerto para iPad e Orquestra do compositor Ned McGowan, obra única do gênero, este projeto objetiva realizar um estudo sobre o processo de inserção dos dispositivos móveis nas práticas musicais no período atual. O referido Concerto quebra paradigmas ao trazer para a sala de concerto um iPad, propondo um novo conceito para o dispositivo. A pesquisa procura entender como esse dispositivo se insere em contextos formais da música por meio de um estudo empírico que inclui a realização do referido Concerto pela Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, concerto este idealizado e gerido pelo autor desta dissertação, contando com a presença do próprio compositor. A pesquisa conta também com a transcrição da palestra do compositor Ned McGowan na conferência TEDx para realizar uma ponte entre o pensamento do compositor e os referenciais teóricos contidos no trabalho, além de entrevistas com o iPadista e o regente. A discussão de Pierre Schaeffer acerca das experimentações instrumentais e o manifesto „A Arte dos Ruídos‟ de Luigi Russolo dão suporte para a discussão contida no trabalho, além de uma comparação entre o referido Concerto e a peça „Amanhecer de uma Cidade‟ de Russolo. Uma análise da obra de McGowan e um apanhado de práticas musicais realizadas com dispositivos móveis farão a ponte entre a pesquisa e a as conclusões ao final do trabalho.
Abstract: Using the Concerto for iPad and Orchestra by Ned McGowan, the only work of its kind, as the main object, this project aims to study the integration process of mobile devices in the current period‟s musical practices. The Concert breaks paradigms bringing to the concert hall an iPad, proposing a new concept for the device. The research seeks to understand how this device is inside formal music through an empirical study that includes the realization of this Concerto by the Orchestra of the Teatro Nacional Claudio Santoro. The Concerto was idealized and managed by the author of this work, and had the presence of the composer himself. The work also includes a transcription of McGowan‟s speech at TEDx conference to make a bridge between the composer‟s thought and the theoretical references in the text, as well as interviews with the iPadist the conductor. Pierre Schaeffer‟ discussion about the instrumental experimentation and the manifesto “The Art of Noise” by Luigi Russolo support the discussion contained in the work, and a comparison between the Concerto for iPad and the piece “Dawn of a City” by Russolo. An analysis of McGowan‟s work and an overview of musical practices performed with mobile devices will make the bridge between the research and the conclusions at the end of the work.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2016.
Licença : A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece na Coleção:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Todos os itens no repositório estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.

 

Site Creative Commons Site Oaister Sítio IBICT Universidade de Brasília
Sobre o Repositório  |  FAQ  |  Estatísticas |  Termo de Autorização do Autor
Copyright © 2008 MIT & HP. Todos os direitos reservados.