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Título: Educação a distância integrada à educação corporativa : estudo de caso
Autor(es): Morais, Queila Cândida Ferreira
Orientador(es): Sousa, Jonilto Costa
Assunto: Educação corporativa
Ensino a distância
Planejamento empresarial
Data de publicação: 10-Abr-2017
Data de defesa: 17-Fev-2017
Citação: MORAIS, Queila Cândida Ferreira. Educação a distância integrada à educação corporativa: estudo de caso. 2017. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A importância do conhecimento para a performance das organizações tem levado à adoção da educação corporativa (EC) como estratégia organizacional, utilizando a educação a distância (EaD) como ferramenta para a promoção das ações de aprendizagem. Dessa forma, buscou-se compreender como a modalidade de educação a distância integra a educação corporativa no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para Eboli (2004) EC é um sistema para alinhar as pessoas às estratégias por meio da promoção do processo educacional vinculado às competências organizacionais requeridas para o alcance dos objetivos estratégicos. Nesse mesmo enfoque, Moore e Kearsley (2008) concebem a EaD como sistema, composto por um conjunto de processos necessários para que o aprendizado ocorra a distância, podendo ser utilizada como ferramenta. A integração da EaD à EC foi abordada com base na visão sistêmica de Bertalanffy (1975). O estudo de caso em questão foi realizado por meio da abordagem qualitativa, de natureza descritiva e exploratória, com a realização de pesquisa bibliográfica sobre o tema, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, as quais foram estudadas por meio de análise de conteúdo, com a participação de oito gestores de EC no FNDE e em uma organização referência em EC. Os resultados da pesquisa subsidiaram a construção de duas dimensões e oito categorias, voltadas a políticas e diretrizes para EC e gestão e processamento de ações de EC, que deram sustentação ao modelo de EaD integrado à educação. Com base na interação sistêmica das partes, foram identificados sete componentes; a partir desses foram propostos mecanismos para o FNDE reposicionar estrategicamente a educação corporativa. Desse modo, conclui-se que a utilização da EaD como ferramenta pode impulsionar as ações da EC. A ausência de alinhamento estratégico, no entanto, pode minimizar o potencial dessa modalidade de ensino como meio para viabilização do processo educacional vinculado à missão da organização nos ambientes interno e externo.
Abstract: The importance of knowledge for the performance of organizations has led to the adoption of corporate education (CE) as an organizational strategy, using distance education (DE) as a tool to promote learning actions. In this way, we sought to understand how the distance education modality integrates corporate education in the National Fund for Development of the Education (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE). For Eboli (2004) EC is a system to align people with strategies by promoting the educational process linked to the organizational skills required to achieve strategic objectives. In this same approach, Moore and Kearsley (2008) conceive DE as a system, composed of a set of processes necessary for learning to occur at a distance, that can be used as a tool. The integration of DE to CE was approached based on the systemic view of Bertalanffy (1975). The case study in question was carried out by the qualitative approach, of descriptive and exploratory nature, with bibliographical research on the subject, documentary research and semi-structured interviews, which were studied through content analysis, with the participation of eight CE managers at FNDE and at a reference organization in CE. The results of this research have supported the construction of two dimensions and eight categories, focused on policies and guidelines for CE, and management and processing of CE actions, which underpinned the DE model integrated with education. Based on the systemic interaction of the parties, seven components were identified, from which mechanisms for the FNDE to strategically reposition corporate educationwere proposed. Thus, we can conclude that the use of DE as a tool can boost the actions of the CE.The absence of strategic alignment, however, can minimize the potential of this teaching modality as a means to make feasible the educational process linked to the organization's mission in internal and external environments.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Gestão Pública, 2017.
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