Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23202
Título: Repositórios institucionais da América Latina e o acesso aberto à informação científica
Autor(es): Costa, Michelli Pereira da
Leite, Fernando César Lima
Assunto: Acesso aberto à informação
Repositório institucional
Comunicação científica
América Latina
Data de publicação: 6-Abr-2017
Data de defesa: 2017
Editor: IBICT
Citação: COSTA, Michelli Pereira da; LEITE, Fernando César Lima. Repositórios institucionais da América Latina e o acesso aberto à informação científica. Brasília: IBICT, 2017. 178 p.
Resumo: Esta obra analisa as características da via verde na América Latina para o desenvolvimento do acesso aberto. A via verde representa o depósito da publicação científica em repositórios digitais de acesso aberto. Na América Latina o desenvolvimento destes sistemas por instituições de ensino e pesquisa, os chamados repositórios institucionais, são apontados pela literatura científica da área como promissores para o cumprimento dos propósitos do acesso aberto, devido à natureza pública do financiamento de pesquisas na região e as características dos repositórios institucionais. Para o desenvolvimento da análise foi necessária a definição de uma metodologia de identificação e caracterização dos repositórios institucionais no contexto do acesso aberto. A aplicação da metodologia sistematizada permitiu a impressão de um retrato dos repositórios institucionais da América Latina e suas contribuições para o avanço do acesso aberto à informação científica na região.
Informações de Acesso e Conteúdo: A obra é um dos resultados do projeto de pesquisa “Acesso aberto à informação científica na América Latina e Caribe: insumos para a gestão e comunicação da informação científica”, iniciado em 2011, sob a liderança do Prof. Dr. Fernando César Lima Leite.
Aparece nas coleções:FCI - Livros e capítulos de livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_RepositoriosInstitucionaisAmericaLatina.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons