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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23193
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Title: Escala de comportamentos socialmente responsáveis do consumidor : estudo preliminar de evidência de validade
Other Titles: Socially responsible consumer behavior scale : a preliminary study for evidence of validity
Authors: Queiroga, Fabiana
Gouveia, Valdiney Veloso
Coutinho, Maria da Penha de Lima
Vasconcelos, Tatiana Cristina
Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto:: Comportamento do consumidor
Reciclagem
Issue Date: Jan-2005
Publisher: Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá
Citation: QUEIROGA, Fabiana et al. Escala de comportamentos socialmente responsáveis do consumidor: estudo preliminar de evidência de validade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 143-149, jan./abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100017>. Acesso em: 04 abr. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000100017
Abstract: Este estudo teve como objetivo adaptar para o Brasil a Escala de Comportamentos Socialmente Responsáveis do Consumidor – ECSRC (Roberts, 1996), cujo objetivo principal é avaliar em que medida os consumidores tendentes a expressar condutas indicativas de preocupação de ordem social também as levam em consideração no momento de adquirir seus produtos. Participaram 298 estudantes universitários, com idade média de 21 anos (d.p. = 4,60), sendo a maioria do sexo feminino (72,4%). Por meio de uma análise fatorial dos eixos principais (PAF) com rotação promax foram identificados três fatores que explicam conjuntamente 41,1% da variância total. O primeiro fator agrupou cinco itens e foi denominado como preocupação ambiental (α = 0,90), o segundo, preocupação com reciclagem, ficou composto por quatro itens (α = 0,75); e, por fim, o fator denominado de preocupação social (α = 0,70) reuniu seis itens da escala. Estes resultados são coerentes com a concepção de que múltiplos fatores são necessários para avaliar o comportamento do consumidor, ademais sugerem a adequação da ECSRC ao contexto brasileiro.
Abstract: The objective of this study was to adapt The Socially Responsible Consumer Behavior Scale –ECSRC (Roberts, 1996) to Brazil. The main objective of this scale is to evaluate to what degree consumers who tend to express conduct which indicates social responsibility take this conduct into consideration at the moment of product acquisition. Two hundred ninety-eight university students (average 21 yrs old, d.p. = 4.60, 72.4% female) participated in this study. Three factors, which explain 41.1% of the total variance were found through an analysis of the principal axes (PAF) with a Promax rotation. The first factor grouped five items together and was called environmental concern (α = 0.90), the second, concern about recycling, was composed of four items (α = 0.75) and, finally, six items from the scale were grouped together in the third factor called social concern (α = 0.70). These results are coherent with the conception that multiple factors are necessary to evaluate consumer behavior, and also, suggest the adequacy of the ECSRC to the Brazilian context.
Licença:: Psicologia em Estudo - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000100017. Acesso em: 04 abr. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722005000100017
Appears in Collections:PAD - Artigos publicados em periódicos

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