Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23182
Título: Estratégia de web cache utilizando redes P2P de clientes sobre WebRTC
Autor(es): Paula Filho, Carlos Botelho de
Orientador(es): Jacobi, Ricardo Pezzuol
Assunto: Memória cache
Internet - ciência da computação
Torrent
Data de publicação: 4-Abr-2017
Data de defesa: 2016
Citação: PAULA FILHO, Carlos Botelho de. Estratégia de web cache utilizando redes P2P de clientes sobre WebRTC. 2016. xii, 51 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Cache na internet e um mecanismo chave para o aumento de performance e estabilidade de sites em momentos de grande número de acessos. Entretanto a maioria das estratégias de cache não levam em conta o poder do cache localizado entre nós clien- tes. Novas tecnologias desenvolvidas para a nova versão da especificação do HTML, o HTML5 possibilitaram que nós se conectem e interajam entre si, possibilitando a troca de dados sem a instalação de plugins ou addons de navegadores. Este trabalho descreve uma estratégia de cache que cria uma rede P2P de clientes agindo como servidores de proxy cache assim que os mesmos fizerem a primeira requisição ao servidor, distribuindo os dados potencialmente entre todos os visitantes do site. Aumentando a disponibilidade do site em picos de acesso, e minimizando drasticamente os custos de infraestrutura, e como os nós irão prover conteúdo dentro das redes dos provedores de internet, a estratégia pode potencialmente aumentar a velocidade de abertura de página ou de conteúdos de mídia. Assim como uma diminuição no custo de transferência de dados nos provedores de internet.
Abstract: Web caching has been a key player in increasing performance and website stability in times of heavy usage. However most caching strategies do not take into account the power of localized caching between client nodes. New technologies developed for the new version of HTML specification, HTML5 have enabled nodes to connect and interact with each other, enabling them to share data without the addition of browser plugins or add-ons. This work describes a caching strategy that creates a P2P network of clients that act as proxy cache servers as soon as they issue a request to the server, distributing the caching data potentially across all web site visitors. Increasing the web site availability in high peaks, minimizing drastically the costs of infrastructure and, since the nodes will provide content to localized clients within their ISP networks, the strategy will potentially result in a faster overall speed in page loads, or in media content loading. As well as decreasing costs for ISPs due to the minimization of data exchange outside of the ISP network.
Descrição: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:CIC - Mestrado em Informática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_CarlosBotelhodePaulaFilho.pdf3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.