Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23135
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_EspacoBrincarRotina.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVieira, Andreia dos Santos Gomes-
dc.contributor.authorCerqueira, Teresa Cristina Siqueira-
dc.contributor.authorSilva, Elisvânia Amaro da-
dc.date.accessioned2017-03-29T14:36:29Z-
dc.date.available2017-03-29T14:36:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVIEIRA, Andreia dos Santos Gomes; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira; SILVA, Elisvânia Amaro da. O espaço do brincar na rotina pedagógica da educação infantil. In: ENCONTRO DE APRENDIZAGEM LÚDICA, 2., 2016, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. p. 118-124. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065>. Acesso em: 29 mar. 2017.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23135-
dc.descriptionEste artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que se refere à presença da ludicidade no espaço escolar e ao desafio de efetivar sua participação na organização da rotina que ainda tem, como foco, a figura do professor.en
dc.description.abstractEste artigo é um recorte de um estudo realizado junto aos professores de Educação Infantil e aos alunos acerca de suas representações sociais sobre as rotinas pedagógicas. Dentre os elementos emergentes das representações docentes, destacam-se o brincar e a brincadeira, o que evidencia o reconhecimento da importância dessas ações no contexto escolar. Na escuta das crianças sobre a rotina pedagógica e sua participação na organização da mesma, esses sujeitos, também, apresentam o brincar e a brincadeira como aspectos considerados importantíssimos durante o período em que permanecem na escola, bem como o espaço que devem ocupar na organização do trabalho pedagógico. Os resultados apontam para a relevância atribuída pelas crianças no que se refere à presença da ludicidade no espaço escolar e ao desafio de efetivar sua participação na organização da rotina que ainda tem, como foco, a figura do professor.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherFaculdade de Educação - UnBen
dc.relation.isbasedonhttp://repositorio.unb.br/handle/10482/23065en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO espaço do brincar na rotina pedagógica da educação infantilen
dc.typeTrabalhoen
dc.subject.keywordBrincadeirasen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.rights.licenseAutorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
Appears in Collections:MTC - Trabalhos apresentados em eventos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/23135/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.