Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23031
Título: Elaboração de nanopartículas de maguemita recobertas com ouro e funcionalizadas com ftalocianina de alumínio para aplicações multitarefa em imageamento e terapias médicas
Autor(es): Coelho, Breno Cunha Pinto
Orientador(es): Sousa, Marcelo Henrique
Assunto: Nanopartículas
Maguemita
Nanopartículas de maghemita
Tomografia computadorizada
Data de publicação: 23-Mar-2017
Data de defesa: 9-Dez-2016
Citação: COELHO, Breno Cunha Pinto. Elaboração de nanopartículas de maguemita recobertas com ouro e funcionalizadas com ftalocianina de alumínio para aplicações multitarefa em imageamento e terapias médicas. 2016. ix, 59, 10 f., il. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Neste estudo foi reportado a elaboração e caracterização de nanopartículas núcleo-camada (maguemita-ouro) com a camada modulada em diferentes espessuras abaixo de 2 nm. As nanopartículas recobertas com ouro possuem núcleo com tamanho médio de 9 nm, que foi elabora com um protocolo em um único passo, envolvendo a redução do cátion Au3+ na presença de nanopartículas de maguemita recobertas com citrato. Adicionalmente, a pós-funcionalização das estruturas núcleo-camada com ftalocianina de alumínio foi realizada com sucesso, objetivando a produção de um material como plataforma para terapia fotodinâmica. As amostras produzidas foram estruturalmente, morfologicamente, magneticamente e opticamente caracterizadas e apresentaram uma estabilidade coloidal de longa duração no pH fisiológico. Impressionantemente, foi encontrado que as amostras sintetizadas apresentam uma boa propriedade de atenuação de raios X, tornando-os capazes de serem utilizados como nanosondas para tomografia computadorizada. Além disso, testes de nanotoxicidade in vivo confirmaram uma biocompatibilidade superior para as amostras produzidas, fazendo das mesmas uma plataforma bastante promissora para mutifunções em aplicações in vivo.
Abstract: In this study we report on elaboration and characterization of core–shell maghemite-Gold nanoparticles (NPs) with shell modulated for different thicknesses below 2 nm nm. Gold-shelled maghemite NPs with average core size about 9 nm were elaborated by a single-step protocol involving reduction of Au3+ in the presence of citrated-coated maghemite NPs. Additionally, post-functionalization of the core-shell structures with aluminium phthalocyanine was successfully accomplished, aiming the production of a material platform for photodynamic therapy. The as-produced samples were structurally, morphologically, magnetically and optically characterized and presented long-term colloidal stability at physiological pH. Impressively, we found the as-produced samples showing good X-ray attenuation property, rendering them with ability to be used as a nanoprobe for targeted computed tomography. Moreover, in vitro nanocytotoxicity tests confirmed superior biocompatibility of the as-produced samples, making them a very promising multi-task platform for in vivo applications.
Descrição: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:PGCTS - Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BrenoCunhaPintoCoelho.pdf4,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.