Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23000
Título: Fatores que influenciam a comunicação de dados de pesquisa sobre o vírus da zika, na perspectiva de pesquisadores
Título(s) alternativo(s): Factors that influence the communication of research data on the Zika virus, from the perspective of researchers
Autor(es): Costa, Michelli Pereira da
Orientador(es): Leite, Fernando César Lima
Assunto: Comunicação científica
Dados de pesquisa
Zika
Data de publicação: 22-Mar-2017
Data de defesa: 13-Fev-2017
Citação: COSTA, Michelli Pereira da. Fatores que influenciam a comunicação de dados de pesquisa sobre o vírus da zika, na perspectiva de pesquisadores. 2017. 269 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O estudo teve por objetivo propor modelo teórico que ilustra os fatores que exercem influência na comunicação dos dados de pesquisa sobre as doenças causadas pelo vírus da zika. A discussão foi fundamentada em perspectivas teóricas da ciência da informação, no contexto teórico em que se insere a discussão a respeito das doenças emergentes, bem como nos princípios relacionados à comunicação dos dados de pesquisa. A pesquisa é de natureza qualitativa e pressuposto filosófico ontológico. Para a coleta e análise de dados foram utilizadas as estratégias relacionadas à Revisão Sistematizada da Literatura e da Teoria Fundamentada. Ambas estratégias permitiram alcançar sete categorias teóricas que representam os fatores intervenientes na comunicação dos dados de pesquisa sobre o vírus da zika. A relação entre as categorias, evidenciada pelos dados das entrevistas e pelas categorias preliminares resultaram em uma teoria substantiva acerca do fenômeno. A teoria emergente evidencia a centralidade da expectativa de reconhecimento e recompensas dos pesquisadores, ponderada pelos aspectos relacionados ao financiamento da pesquisa e da cultura acadêmica. Os três fatores exercem influencia sobre os macroprocessos da comunicação dos dados de pesquisa, a saber, o uso, a produção e o compartilhamento dos dados. Entre os processos de uso e produção sobressaltaram-se os fatores relacionados a colaboração. Já entres os processos de produção e compartilhamento revelaram-se os fatores relacionados ao tratamento dos dados e ao uso de repositórios de dados de pesquisa. Por fim, o compartilhamento e a possibilidade de reuso dos dados é afetado diretamente pelo contexto social do vírus da zika como uma doença emergente.
Abstract: This study aims to propose a theoretical model about factors that influence the data communication regarding researches related to Zika`s diseases. The discussion was based on information science theoretical perspectives, on theoretical context of emerging diseases discussion and on principles related to research data communication. The research is based on qualitative and ontological philosophy assumptions. To collect and analyze data the Literature Systematized Revision and Grounded Theory strategies were used. Both strategies allowed to systematize seven theoretical categories which represent the main factors related to research data communication related to Zika`s virus. The categories relation, highlighted by interview data and preliminary categories, resulted in a new theory regarding the phenomenon. The emerging theory highlights how the researchers recognition and reward are central, balanced with aspects related to research funding and academic culture. Between the production and use of the date the collaboration factors were highlighted. When comes to processes between data production and dissemination the data management and data repository use factors were highlighted. Finally, the data dissemination and data reuse are directly affected by the social context of Zika`s virus as an emerging disease.
Descrição: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MichelliPereiradaCosta.pdf20,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.