Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22929
Título: Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade
Autor(es): Choas, Mona Lisa Lobo de Souza
Orientador(es): Bezerra, Maria do Carmo de Lima
Assunto: Aprendizagem
Espaço (Arquitetura)
Data de publicação: 16-Mar-2017
Data de defesa: 25-Out-2016
Citação: CHOAS, Mona Lisa Lobo de Souza. Sobre as características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem na universidade. 2016. 409 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta tese discute a relevância do espaço arquitetônico como facilitador do processo de ensino e a aprendizagem. Utiliza metodologia analítica fundamentada na pesquisa bibliográfica para conhecer a visão das áreas da arquitetura e da pedagogia sobre o tema e identificar atributos espaciais relevantes para facilitação do ensino. A pesquisa demonstrou que existem recorrências apontando os campos disciplinares do conforto ambiental, ergonomia e psicologia ambiental o que permitiu a identificação de quadro de referência de atributos e parâmetros, suas possibilidades de espacialização e a relevância para o ensino e a aprendizagem a ser utilizado como apoio a formulação de programas de necessidades arquitetônicas, ou seja: na primeira etapa do processo de elaboração de um projeto de arquitetura. Utilizando a análise multicritério de apoio à decisão esse conjunto de características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino/aprendizagem foi validado com pesquisa empírica junto aos professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília. A escolha da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – MCDA-C para construção do modelo de avaliação mostrou-se adequada para contemplar a validação de um tema complexo que envolveu múltiplos critérios e subcritérios (atributos e parâmetros) do espaço arquitetônico. Com os resultados obtidos foi definido um modelo de arquitetura da informação para ser utilizado como insumo a elaboração do programa de necessidades de espaços de ensino/aprendizagem. Apesar do fato de que a subjetividade é parte inerente ao processo de projeto, um procedimento metodológico é importante para aumentar as bases científicas do projeto. Nessa direção, a pesquisa vem mostrar a necessidade de se utilizar uma metodologia para a elaboração de programa de necessidade, que contemple informação de parâmetros facilitadores do ensino/aprendizagem, como norteadora para arquitetos e profissionais da área de arquitetura.
Abstract: This thesis discusses the relevance of architectural space as a facilitator of teaching and learning process. Uses analytical methodology based on bibliographic research to know the view of the areas of architecture and pedagogy on the subject and identify relevant spatial attributes for facilitating teaching. Research has shown that there are recurrences pointing disciplinary fields of environmental comfort, ergonomics and environmental psychology which allowed attributes framework ID and parameters, their spatial possibilities and relevance to the teaching and learning to be used as support the formulation of architectural needs programs, ie: in the first stage of the process of developing an architectural project. Using the multi-criteria analysis to support the decision that set of characteristics of architectural space facilitative teaching / learning has been validated with empirical research with the Faculty of Architecture and Urbanism at the University of Brasilia. The choice of Multicriteria Methodology Decision Support - MCDA-C Construction of the evaluation model was appropriate to consider the validation of a complex issue involving multiple criteria and sub-criteria (attributes and parameters) the architectural space. With the results defined an information architecture model to be used as input to the preparation of the program of teaching spaces / learning needs. Despite the fact that subjectivity is an inherent part of the design process, a methodological procedure is important to increase the scientific bases of the project. In this direction, the study shows the need to use a methodology for the preparation of need program, covering facilitators parameters information of teaching / learning as guiding for architects and architecture professionals.
Descrição: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2016.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Coorientador(es): Lima-Marques, Mamede
Aparece nas coleções:FAU - Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MonaLisaLobodeSouzaChoas.pdf20,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.